O segredo da eterna juventude

Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas palavras.

Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras tornam-se suas atitudes.

Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes tornam-se seus hábitos.

Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos tornam-se seus valores.

Mantenha seus valores positivos, porque seus valores… Tornam-se seu destino.

Mahatma Gandhi

Nos últimos 100 anos assistiu-se a um aumento da esperança média de vida superior a 30 anos. Para o neurocientista Stevens Rehen a chave para a longevidade está nos telómeros, estruturas localizadas nas pontas dos cromossomas, com um papel muito importante na manutenção da integridade dos genes. Há uma série de evidências científicas que comprovam a existência de uma relação direta entre a longevidade e o comprimento dos telômeros, isto é, quanto menores eles são, menor a capacidade da célula em se dividir. Embora o envelhecimento seja um processo natural de desgaste do organismo, este pode ser interrompido e os seus danos reparados. Se a nossa idade cronológica está simplesmente relacionada com o tempo que já vivemos, a idade biológica (pode coincidir ou não com a que o calendário indica) está relacionada com o envelhecimento das células, que por sua vez, depende diretamente dos hábitos e qualidade de vida, ou seja, “envelhecer é inevitável, mas ficar velho é opcional”.

Para otimizar a sua idade biológica, é necessário adotar um estilo de vida saudável: práticas regulares de higiene mental, uma boa alimentação, atividade física e acompanhamento médico regular.

Há milhares de anos que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) se dedica às questões do envelhecimento. No tratado Nei Jing são claros os ensinamentos, cada vez mais atuais e consensuais, sobre os comportamentos a adotar para uma vida longa e saudável. De acordo com este tratado, os antigos que sabiam como permanecer saudáveis, seguiam o princípio do Yin e Yang e viviam em harmonia com a natureza. Moderavam-se no comer e no beber, trabalhavam e descansavam regularmente e não cometiam excessos. Para manter o equilíbrio, diziam, as influências nocivas e os ventos perversos devem ser evitados ou tratados e as pessoas devem conservar-se tranquilas no coração e livrar-se de toda a forma de ganância.

Para a MTC o processo de envelhecimento ocorre pela desarmonia entre o estado físico, espiritual e emocional. Efetivamente, dados recentes mostram que o stress, o sedentarismo e a obesidade levam ao encurtamento dos telômeros. Em simultâneo, vários estudos demonstram que o estilo de vida determina a duração e qualidade da sua vida. É o caso do estudo britânico publicado no jornal online da Public Library of Science Medicine (PloS Medicine), que revelou que uma pessoa que não fume, faça exercício físico, beba álcool moderadamente e coma cinco porções de frutas e legumes diariamente pode aumentar a esperança de vida em 14 anos. Conduzido por uma equipa internacional, envolveu mais de 20 mil homens e mulheres, dos 45 aos 79 anos, durante um período médio de 11 anos, e demonstrou que pequenas mudanças no estilo de vida podem proporcionar grandes resultados na sua saúde.

Conclusões de várias pesquisas nesta área apontam na mesma direção: o segredo da eterna juventude encontra-se num conjunto de hábitos saudáveis. Assim, acrescentar anos à esperança de vida e desfrutá-los em ótimas condições é algo que, hoje em dia, está ao alcance de qualquer pessoa.

Deixamos os principais tópicos:

  • Alimentação – Completa, diversificada e equilibrada.
  • Exercício Físico Moderado – Exercícios aeróbicos (caminhar, correr, andar de bicicleta) alongamentos simples, exercícios de equilíbrio e de força.
  • Respiração – Equilibrada e suave.
  • Comportamento – observador e consciente de si, sem crítica e sim, com aceitação.
  • Emoções – Positivas e construtivas.
  • Sono – Salvaguarde as horas reservadas ao sono profundo e reparador.

 

Marque uma consulta de avaliação e descubra o que a Medicina Chinesa pode fazer para aumentar a sua saúde, vitalidade e longevidade. Lembre-se: envelhecer é inevitável, ficar velho é opcional.

Fernando Fernandes – Médico de Medicina Tradicional Chinesa da Advance Clinics

[h2]Marque consulta em Lisboa[/h2]

[raw][contact-form-7 404 "Not Found"][/raw]

2016-03-21T12:46:24+00:00 Março 21st, 2016|Artigos, Medicina Tradicional Chinesa|