Artigos

Olhe que a depressão não se pega…

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Muito recentemente, a universidade de Warwick usou um modelo matemático para ver se a depressão era “contagiosa” nas redes de amigos adolescentes. E, apesar de terem sido adolescentes a serem estudados, estamos capazes de apostar que as conclusões são válidas para qualquer idade. Ora veja: ter amigos deprimidos não aumenta as suas probabilidades de ficar deprimido. E, muito mais importante, ter amigos que estão bem (5 ou mais) diminui para metade a probabilidade de desenvolver uma depressão nos próximos 6 a 12 meses, e ter 10 ou mais amigos com boa saúde psicológica duplica a probabilidade de recuperar de uma depressão. Os amigos são preventivos e curativos 🙂

Não é fantástico que se consiga prever, com base em modelos matemáticos, exactamente como deveremos fazer crescer as nossas bases de amizade?

Invista nas suas relações pessoais, descomplicando aquelas racionalizações que fazem com que algumas vezes se pense duas vezes antes de nos relacionarmos com os outros. E, se tiver amigos que estejam deprimidos, ajude-os a manterem uma sociabilidade mais elevada, sabendo que está a contribuir para a sua recuperação e que a convivência com alguém deprimido não irá afectar o seu bem-estar.

Deixo-lhe algumas sugestões para poder começar já a robustecer a sua rede social, porque os seus amigos são uma parcela importante da sua felicidade global!

Refª: E. M. Hill, F. E. Griffiths, T. House. Spreading of healthy mood in adolescent social networksProceedings of the Royal Society B, 2015 DOI: 10.1098/rspb.2015.1180

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress