Tempo de Leitura: 2 min

Paleta das emoçõesÀ pergunta “Como te sentes?”, obtém sempre o mesmo encolher de ombros acompanhado de um seco “Não sei”?

Sim… Não… Mais ou menos… É este o dicionário emocional do seu filho?

Face a situações de maior stress ou frustração, o seu filho aumenta a impulsividade e o tom de voz?

Quando está triste, o seu filho “fecha-se em copas”?

 

Se respondeu que sim a alguma das questões, continue a ler e ofereça uma Paleta de Emoções ao seu filho.

 

SABIA QUE… as “crianças emocionalmente inteligentes” tendem a exprimir a agressividade de forma mais adequada, bem como a ser mais flexíveis face à contrariedade e mais criativas na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia?

 

As emoções desempenham um importante papel no comportamento e nas decisões do ser humano. A Inteligência Emocional implica percepcionar emoções, usar emoções com o objectivo de apoiar ideias, compreender emoções e informação emocional, ajustar emoções para o desenvolvimento emocional e mental.

A Inteligência Emocional começa a desenvolver-se no nascimento e desenvolve-se na qualidade das crescentes interacções da criança com os outros e nas experiências do quotidiano. Paralelamente, a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida através de uma educação que se foque em ajudar a criança a desenvolver competências emocionais básicas como expressar, compreender, gerir emoções e usar essas competências para lidar com as questões sociais do quotidiano.

O uso eficaz das emoções permite que a criança ganhe maior controlo sobre reacções instintivas em condições de stress, aprenda a melhor comunicar o seu estado emocional, desenvolva relações saudáveis com a família e amigos, e a ter sucesso na escola, no trabalho, na vida. Permitir que a criança desenvolva a sua Inteligência Emocional é dar-lhe a chave para o auto-conhecimento e auto-controlo. No fundo, é permitir que a criança se ligue a si própria e ao mundo que a rodeia, aproximando-a do seu potencial e do seu bem-estar global.

 

No grupo Paleta das Emoções o adolescente fortalecerá a sua Inteligência Emocional, através do desenvolvimento da consciência emocional, expressão emocional, regulação emocional e treino de competências sócio-emocionais conducentes a um maior bem-estar global. O formato de grupo, e os exercícios práticos e experienciais, favorecem a auto-descoberta, o desenvolvimento de novas ferramentas, bem como o respeito mútuo, a criatividade e o apoio entre os participantes.

 

Paleta das Emoções, grupo para desenvolvimento da Inteligência Emocional.

8 sessões; Crianças a partir dos 11 anos

 

Informações e inscrições: contacto@oficinadepsicologia.com ou 210 999 870