Paleta das Emoções 2017-04-23T15:14:05+00:00

Project Description

Desenvolvimento de inteligência emocional nos miúdos!

O uso eficaz das emoções permite que a criança ganhe maior controlo sobre reações instintivas em condições de stress, aprenda a melhor comunicar o seu estado emocional, desenvolva relações saudáveis com a família e amigos, e que tenha sucesso na escola, no trabalho, na vida. Sim! A Inteligência emocional é tão ou mais importante que o “famoso” QI para se alcançar o potencial que existe dentro de cada um de nós.

Neste grupo de promoção de recursos pessoais ajudamos as crianças a desenvolver competências emocionais como expressar, compreender, gerir emoções e usar essas competências para lidar com as questões sociais do dia-a-dia.

 

As emoções desempenham um importante papel no comportamento e nas decisões. A Inteligência Emocional (QE), conceito desenvolvido por Mayer e Salovey, implica percepcionar emoções, usar emoções com o objectivo de apoiar ideias, compreender emoções e informação emocional, ajustar emoções para o desenvolvimento emocional e mental. A QE começa a desenvolver-se no nascimento. Os primeiros laços emocionais surgem quando a mãe, ou outro cuidador principal, satisfaz, ou ajuda a satisfazer, as necessidades emocionais da criança. A qualidade das crescentes interacções da criança com os outros, pais, irmãos, amigos, professores pode fortalecer ou enfraquecer a inteligência emocional.
O uso eficaz das emoções permite que a criança ganhe maior controlo sobre reacções instintivas em condições de stress, aprenda a melhor comunicar o seu estado emocional, desenvolva relações saudáveis com a família e amigos, e que tenha sucesso na escola, no trabalho, na vida.
A Inteligência emocional pode ser desenvolvida através de uma educação que se foque em ajudar a criança a desenvolver competências emocionais básicas como expressar, compreender, gerir emoções e usar essas competências para lidar com as questões sociais do quotidiano.

O workshop

Este workshop é formado por oito sessões dirigida a crianças/adolescentes com idade superior a 11 anos. Como objectivos transversais a todo o curso, salienta-se o desenvolvimento da consciência emocional, da expressão emocional, da regulação emocional e o treino de competências sócio-emocionais conducentes a um maior bem-estar global.

 

Assim espera-se que os participantes tenham oportunidade, de, em ambiente de grupo, desenvolver a capacidade de ter consciência das suas emoções e das dos outros, a capacidade de gerir as emoções de forma adequada, a capacidade de manifestar emoções adequadas momento a momento, a capacidade de estabelecer e manter relações gratificantes, bem como que tenham possibilidade de reflectir e assumir compromissos relativos a comportamentos adequados e responsáveis para enfrentar os desafios do quotidiano, propícios a uma vida equilibrada, rica em situações de satisfação e bem-estar.

 

A consciência emocional é a capacidade para perceber, identificar e dar nome àquilo que se está a sentir ou que outra pessoa está a sentir. Por esse motivo, implica um léxico emocional e a compreensão dos múltiplos canais de expressão emocional. A regulação emocional é a capacidade de gerir de forma adequada as próprias emoções. Revela-se uma competência fundamental nas interacções, sendo muito importante saber ouvir, evitar atitudes impulsivas, fazer perguntas e respeitar silêncios… A auto-estima, a auto-motivação, uma atitude positiva perante a vida e a responsabilidade são também ferramentas importantes quando se fala de saúde emocional. Estas formas de autonomia, favorecem a empatia e o desenvolvimento de competências sociais. Sem dúvida, existem formas de agir que facilitam o relacionamento interpessoal, daí que seja relevante falar de assertividade, empatia, definição de problemas e tomadas de decisão. Falar de bem-estar é falar de satisfação em diferentes domínios com impacto na forma como a pessoa se sente em relação a si em relação aos outros.

 

Crianças emocionalmente inteligentes tendem a exprimir a agressividade de forma mais adequada, bem como a ser mais flexíveis face à contrariedade e mais criativas na busca de soluções para os problemas do dia-a-dia.

 

Marque já! Portugal, Brasil ou Angola



Portugal

20consulta

Brasil

R$80consulta

Angola

Kz7000consulta

Veja todas as nossas acções

Descomplicar os afectos

Descomplicar os afectos – BR

Setembro 5 @ 14:30 - 16:00 UTC-3

Train OP Carreira

Re-invente a sua carreira

Setembro 13 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Desenhe a sua vida

Desenhe a sua vida

Setembro 18 @ 20:00 - 21:30 UTC+0

Train OP empreendedor

Empreendedor, mas como?

Setembro 20 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Train OP auto-sabotagem

Auto-divulgação

Setembro 27 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Curso Terapêutico Ansiedade Social

Curso terapêutico Ansiedade Social PT

Setembro 27 @ 20:00 UTC+0

Curso terapêutico Perturbação de pânico

Curso terapêutico de perturbação de pânico PT

Setembro 28 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Train OP Marca Pessoal

Estratégias para criar a sua marca pessoal

Outubro 3 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Paleta das emoções

Paleta das Emoções PT

Outubro 6 @ 18:30 - 20:00 UTC+0

Mindful kids

Mindful Kids PT

Outubro 14 @ 11:30 - 13:00 UTC+0

Descomplicar os afectos

Descomplicar os afectos – PT

Outubro 14 @ 14:30 - 16:00 UTC+1

Still in Love!

Still in Love PT

Outubro 16 @ 18:30 UTC+0

Os nossos artigos sobre desenvolvimento infantil

Translate »