Psicoterapia à distância: sabe o que é?

Andreia Cabral

Andreia Cabral

A Psicoterapia à distância ou Psicoterapia online é um ramo de aplicação das novas tecnologias de comunicação às áreas da saúde, como a Psicologia. Da mesma forma que a informática e a robótica chegaram às cirurgias, por exemplo, também a psicologia começou a fazer uso de meios tecnológicos para chegar a pessoas que, de outra forma, não conseguiriam ou não poderiam aceder a serviços de apoio psicológico especializado.

Este tipo de psicoterapia utiliza, então, vários canais de comunicação:

  • Por videoconferência: uma comunicação direta, em tempo real e com imagem, onde psicólogo/a e cliente podem realizar a consulta de forma muito semelhante à presencial.
  • Por e-mail: comunicação escrita em tempo diferido, válida para realizar consultas de aconselhamento e que possibilitam uma explicação detalhada.
  • Por telefone/telemóvel: comunicação falada em tempo real onde pode contactar com o/a psicólogo/a para consultas pontuais, obtendo assim uma resposta imediata.

 

A combinação dos 3 canais possibilita, então, ao cliente o acesso ao seu psicólogo de forma rápida, simples e eficaz, garantindo que se sente devidamente acompanhado e apoiado nas suas necessidades. Contudo, convém saber que nem todas as situações serão elegíveis para um acompanhamento não presencial, pelo que, na primeira consulta deve ser feita uma avaliação para confirmar se esta é a solução mais conveniente. De resto, a psicoterapia online pode ser bastante próxima de uma situação presencial e, portanto, muito próxima de qualquer pessoa!

[h2]Quais são as vantagens?[/h2]

OP Online

2016-04-14T17:40:04+00:00 Abril 14th, 2016|Andreia Cabral, OP Online|