Quer meditar connosco?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Tânia da Cunha

Tânia da Cunha

Sabia que ser organizado ou desorganizado é uma questão de hábito como qualquer outra coisa? Se tem tendência a sentir-se assoberbado de coisas e dá por si a adiar o que lhe parece importante, invista numa planificação diária da sua vida. Se tiver o costume de consultar diariamente a sua agenda, muito provavelmente não faltará à consulta do dentista pela terceira vez consecutiva.

Sabia que a meditação tem-se revelado muito eficaz para ajudar a reverter as alterações físicas e psicológicas causadas pelo stress? A tensão arterial, o ritmo respiratório, o ritmo cardíaco, o metabolismo e as tensões musculares diminuem, acalmam e relaxam.

À medida que os meses de Inverno se tornam mais escuros e a luz do dia acaba por desaparecer por volta das 18 horas até às 9 horas da manhã, muitas pessoas sentem que o seu humor, os níveis de energia e, na realidade, todo o metabolismo é afetado de forma adversa. No caso de algumas pessoas, em vez de isso ser uma adaptação quase natural à mudança de estações, as alterações podem interferir de maneira bastante preocupante nas suas vidas quotidianas em casa e no emprego e constituírem uma fonte significativa de stress.

A meditação pode parecer uma disciplina muito especializada, mas na realidade não passa de uma forma intensificada e mais concentrada daquilo que fazemos naturalmente para descontrair, quer seja afagar um gato ou nadar. Pode pensar na meditação como um meio para atingir um elevado nível de consciência.

Convidamo-lo a uma experiência simples de meditação:

o Sente-se numa posição confortável numa sala tranquila e permita que os seus olhos se fechem;

o Concentre-se na sua respiração e tome consciência da sua inspiração e expiração;

o Os pensamentos que lhe ocorrem à mente fazem parte da meditação. Contudo, em vez de permitir que eles interfiram no processo e lutar para esvaziar a sua mente, reconheça-os simplesmente como sendo pensamentos, distancie-se deles e retome o controlo;

o Permita-se permanecer nesse estado pelo menos durante cinco minutos e vá gradualmente aumentando;

Através da meditação é possível alcançar uma melhor compreensão de si próprio. Ou seja, a meditação favorece uma maior consciência de si próprio. O próprio processo em si mesmo promove uma mente mais clara e “poderes” de concentração mais desenvolvidos. A ênfase na auto consciencialização pode ajudá-lo a viver o presente e a valorizar o “aqui-e-agora”.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse: