Artigos

Relações e ralações: quando rir é o melhor remédio

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
Andreia Cabral

Andreia Cabral

Todos sabemos que rir alivia a tensão e o stress, melhora o humor e aumenta os níveis de energia. Mas, sabia que rir também ajuda a construir uma relação mais forte e saudável? Sim! O riso faz com que as pessoas se sintam mais próximas, criando intimidade e resolvendo conflitos e desacordos. De facto, a partilha de bom humor cria uma sensação de proximidade e ligação entre as pessoas – qualidades estas que definem relacionamentos sólidos e de sucesso! Ao rir em conjunto, o casal cria um vínculo entre si que os ajuda a lidar com situações de stress, desilusões e conflitos.

Desta forma, o bom humor pode realmente ajudar a resolver algumas situações problemáticas, quando usado de forma respeitosa e sem sarcasmo! Por exemplo, o bom humor ajuda a neutralizar o conflito, porque interrompe a luta de poder e promove uma nova perspetiva sobre a questão; permite mais espontaneidade na abordagem à situação; faz com que baixemos as nossas defesas e liberta-nos de inibições, permitindo a expressão dos verdadeiros sentimentos e pensamentos.

Muitas vezes, as piadas são elos entre as pessoas e recorrer a elas em momentos chave pode ajudar a ultrapassar problemas. Contudo, é importante ser sensível ao outro… a piada deve ser partilhada e divertida para ambos e, se o companheiro/a não estiver em consonância, deve parar-se imediatamente!

Outra coisa que não se deve fazer é utilizar o humor para encobrir as emoções… Quando este é utilizado para disfarçar medo, raiva ou tristeza, cria-se um estado de confusão e desconfiança na relação, agravando assim o problema inicial.

Assim, é preciso lembrar que nunca é tarde para desenvolver e abraçar o nosso lado mais brincalhão e divertido! Ao incorporar pequenos momentos de diversão e descontração nos relacionamentos, estamos a promover o bem estar de uma das dimensões mais importantes das nossas vidas!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:
  • No related posts found.

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress