Retenção de líquido. E agora?

Retenção de líquidos

Principalmente as mulheres podem sofrer com a retenção hídrica no período menstrual, devido a alterações hormonais ou por causa de um aumento da pressão arterial, efeito colateral de certos medicamentos como pílulas anticoncepcionais. Enfim, existem diversas causas da retenção, sendo uma delas a má alimentação.

Por isso é essencial que haja um consumo adequado de água diariamente!

Evite o excesso de alimentos industrializados, principalmente aqueles ricos em sódio e gorduras como salgadinhos, carnes processadas, refrigerantes, pipocas de microondas, temperos prontos, macarrão instantâneo, e excesso de sal.

Cuidado ao ingerir bebidas alcoólicas, seu consumo causa a vasodilatação, levando ao inchaço corpóreo e sobrecarga renal, facilitando a retenção de líquidos.

Consuma diariamente alimentos diuréticos como abacaxi, melão, melancia, kiwi, limão, laranja, pepino, vegetais verdes escuros como agrião, salsa e espinafre. Inclua diariamente a cebola e o alho.

Os chás diuréticos como cavalinha, hibiscus, dente de leão, chá verde e salsa, também podem evitar a retenção hídrica e evitar o inchaço corporal.

Procure um nutricionista para lhe indicar um plano alimentar individualizado que previna essa retenção.

Faça atividade física regularmente e caso haja suspeita ou doença associada a esses sintomas, procure um médico.

 

 

 

 

Nutricionista Ludimila Oliveira

CRN 9 13325

2017-03-28T13:32:08+00:00 Março 26th, 2017|Artigos, Comportamento alimentar, OP BH Brasil|