Sete passos para uma atitude Mindful

 

 

Nem sempre é fácil começar a praticar Mindfulness.

Apesar de parecerem conceitos simples, a aprendizagem da prática implica sempre momentos de reflexão e de compreensão sobre como aplicar no seu dia-a-dia.

Para o ajudar a começar a dar os primeiros passos desenhámos o Grupo ExperiMente Mindfulness que, ao longo dos últimos anos, tem permitido a muitas pessoas iniciarem uma prática regular de Mindfulness.

 

Programa do Grupo Experimente

O programa do Grupo enfatiza a atenção plena a cada momento sem qualquer julgamento ou avaliação. Aprender a dirigir, intencionalmente, a sua atenção é o objectivo das sessões 1 a 3. Primeiro, vamos aprender a tornarmo-nos conscientes de que normalmente prestamos pouca atenção ao nosso dia a dia.

Vamos aprender estratégias para estarmos mais conscientes de como a mente muda rapidamente de um assunto para outro, e a importância que esse vaguear possui.

Em segundo lugar e depois de termos reparado que a mente vagueia iremos aprender como se pode trazê-la de volta para um único ponto ou foco. Isto é ensinado, primeiro, com referência a partes do corpo e, em segundo, com referência à respiração.

Em terceiro lugar, vamos aprender a estar conscientes de que é este aspecto da mente vaguear que permite que os pensamentos e sentimentos negativos ocorram. Só quando uma pessoa se tornou consciente destes aspectos é que pode escolher se lida com eles agora ou mais tarde, pois sem esta consciência a pessoa estará sempre refém da sua própria mente e do que esta lhe possa oferecer.

Este aspecto de lidar agora ou mais tarde com os pensamentos e sentimentos é abordado das sessões 4 até à 6.

Contamos consigo?

Seja Mindful!

Nuno Mendes
Nuno MendesDirector Clínico
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Mostrar mais Artigos
2017-03-07T12:06:51+00:00 Maio 18th, 2015|Mindfulness, Nuno Mendes Duarte, Prática do dia-a-dia|