Como se manifesta a ansiedade infantil

Ansiedade infantilAnsiedade é um estado emocional em que o indivíduo se sente angustiado, prevendo situações desagradáveis reais ou não.

A ansiedade infantil é um estado psíquico que tem se destacado muito na atualidade em consequência da vida agitada, dos desajustes das relações familiares; ao uso excessivo da tecnologia e da competitividade estimulada em excesso pela sociedade.

Diante do desconhecido e do inesperado é natural que qualquer ser humano se encontre em estado de alerta, apreensão e preocupação. Com as crianças não é diferente.

É comum, por exemplo, no período de volta as aulas, antes de uma viagem em família ou mesmo antes de uma avaliação escolar elas apresentarem certa ansiedade e agitação consequente das expectativas das experiências que estão por vir. Este estado emocional também é natural quando ocorre a separação física entre a criança e seus pais, diante de mudanças significativas como a chegada de um irmão ou a perda de ente querido.

Quando a criança apresenta um quadro constante de apreensão, inquietação e impulsividade e insatisfação permanente, acabam tendo prejuízo na concentração, aprendizagem. Em casos mais acentuados podem apresentar também: sintomas fisiológicos, dificuldades no sono, na alimentação, dores de cabeça e falta de ar. A ansiedade denuncia um desajuste emocional na criança que precisa ser cuidado para que se estabeleça uma  organização emocional saudável.  

Nestas situações a ansiedade deixou de ser um estado psíquico momentâneo e se tornou um padrão disfuncional, que contribui para que a criança tenha perdas em relação a suas atividades cotidianas e ao seu desenvolvimento.

Quanto menor a criança, maior dificuldade apresentada para identificar, nomear, comunicar seus sentimentos e pedir ajuda adequada para restabelecer o conforto emocional que necessita. Por isso é muito importante que os pais fiquem atentos ao desenvolvimento da criança e, caso identifiquem esse padrão disfuncional, busquem a orientação de um profissional.

Priscilla Soares
Priscilla SoaresPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-05-11T15:11:29+00:00 Maio 11th, 2017|Ansiedade, Crianças & Pais, OP BH Brasil, Priscilla Soares|