Solstício da alma

Solstício da alma

Sónia Anjos

Desde os tempos mais antigos que nesta altura do ano se celebra o solstício de inverno, que significa que a duração da noite é a mais longa do ano e a partir da qual os dias começam a crescer. As civilizações persas e hindus celebravam este dia como o início da vitória da luz sobre a escuridão. Os romanos celebravam o solstício com a festa pagã Natalis Solis Invictus (retorno do sol) que marca o regresso dos dias mais longos. Mais tarde com a conversão ao cristianismo estas festas pagãs do “Sol vencedor” passam a relacionar-se com a celebração do Natal.

É numa perspetiva mais espiritual que vimos refletir sobre o sentido do Natal e reclamar a celebração do solstício da Alma, ou seja a celebração da “Luz interior e da sua vitória sobre a escuridão”.

A forma como se vive atualmente o Natal (desculpem-me os que não o fazem) afastam-nos do verdadeiro sentido desta época, da sua magia, da sua alegria. É uma altura marcada por demasiadas exigências, pelo stress, consumismo, com pouco tempo para nós e para os outros impedindo-nos de encontrar a nossa luz interior e deixar que ela nos ilumine.

Como está a sua luz interior? Apagada? Pequena? Não sabe dela? Recuperando as tradições, está na altura de celebrar o regresso da Luz que lhe permita estar em sintonia consigo e com os outros.

Como posso reacender a minha luz?” Pergunta você.

Primeiro passo …PARE … cultive uma atitude mindful, dê tempo para encontrar o que faz sentido, o que precisa e o que realmente importa…dê tempo para disfrutar de todos os momentos através dos 5 sentidos: os que os sabores, os cheiros, as temperatura, os toque,…

Tem dificuldade em cultivar uma atitude mindful? Deixamos aqui algumas pistas do que pode fazer, para começar já hoje.

E algumas frases para o inspirarem a estar mais presente em contacto com a sua vida interior:

Feliz Solstício da Alma! Feliz Natal! Que a Luz esteja convosco!

2017-03-01T16:09:52+00:00 Dezembro 21st, 2016|Desenvolvimento Pessoal, Reflexões, Sónia Anjos, Uncategorized|