Tem a inteligência emocional desenvolvida?

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Cristiana Pereira

Cristiana Pereira

Hoje é comum ouvirmos falar sobre inteligência emocional. Mas do que se trata, afinal?

A inteligência emocional é um conjunto de competências que podemos desenvolver ao longo do nosso percurso de vida. Desta forma, aprendemos a gerir as emoções, quer em situações de conflito, stress, tensão, quer em situações de ansiedade e de uma marcada exigência. Por isso conseguimos relacionar-nos com os outros de forma adequada, criando um clima de confiança, favorecendo o bem-estar de todos. Neste sentido, temos as ferramentas necessárias para nos sentirmos seguros quando temos de tomar decisões. Sentimo-nos mais criativos quando temos de solucionar problemas, pois a confiança e a competência influenciam a nossa criatividade. Além disso, temos recursos para negociar com êxito, estamos mais aptos para reconhecer a manipulação do outro, caso isso aconteça. Assim, resolvemos de modo adequado as situações de conflito, convertendo-as em oportunidades de melhoria.

Se desenvolvermos a nossa inteligência emocional, teremos também a capacidade de nos motivarmos a nós mesmos e às pessoas que estão à nossa volta. Somos mais proativos, antecipamos as situações mais difíceis e desenvolvemos as que nos permitem alcançar os nossos objetivos. Portanto, permitimo-nos fazer uma gestão mais adequada do tempo e da nossa energia, conseguimos ter uma melhor conciliação entre a vida profissional e pessoal.

Resumindo, a inteligência emocional é a capacidade de nos conhecermos a nós e aos outros, de saber gerir as nossas emoções e estimular os sentimentos dos outros, de elevar a nossa motivação, de criar expetativas e de nos entusiasmarmos. No fundo, aumentamos a nossa segurança e melhoramos a capacidade para nos relacionarmos de modo positivo com os que nos rodeiam.

E como conseguir tudo isto? Se sente que podem existir áreas da sua inteligência emocional que poderiam ser mais estimuladas eu posso ajudar. Através de um trabalho conjunto podemos definir objectivos concretos que lhe permitam maior consciência emocional, quer de estados positivos ou menos positivos, determinando assim que emoções deverá regular para implementar comportamentos úteis à sua vida. Assim, estaremos a desenvolver a sua liberdade para agir de acordo com os seus valores. Marque comigo uma sessão para aprender mais sobre como desenvolver a sua inteligência emocional.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment