Tímidos na montanha do sucesso

Tímidos na montanha do sucesso

É tímido e quer escalar a montanha do sucesso?

E porque não? O rótulo da timidez ainda parece carregar uma conotação negativa na nossa sociedade mas há vantagens em sê-lo.

 

Por pessoa tímida entendo alguém que é bastante reservada, dá preferência a passar mais tempo sozinha, repele a ideia de se vender ou dar-se a conhecer, sente-se desconfortável ao falar em público e não vai com as multidões. Mas esta pessoa reconhece o seu valor, sabe qual é o seu verdadeiro potencial e sabe comunicar.

Conheço algumas pessoas tímidas com marcas pessoais de sucesso, conversei com elas e venho partilhar consigo algumas das suas descobertas.

 

1) Tendencialmente evitam comunicar para um grande número de pessoas mas como reconhecem o seu medo de serem julgadas negativamente, preparam-se melhor, fazem workshops de perguntas e respostas em detrimento de grandes exposições.

2) No seu plano de ação de relacionamentos privilegiam meios onde se sintam mais confortáveis através de podcasts, webinars.

3) No seu plano de ação/comunicação de marca pessoal investem na internet, nos social media, conectando-se com o mundo sem invasão do seu espaço pessoal.

4) Tornaram-se peritos de conteúdos e influenciam as suas conexões porque os seus textos transpiram credibilidade.

5) Também conhecem pessoas sem o ecrã de computador a filtrar.  Fazem listas de pessoas que querem conhecer, preparam-se para a conversa e quando chega a hora a pressão começa a diminuir.

6) Vão a workshops com número limitado de participantes e revelam a sua personalidade no primeiro minuto “eu sou tímido, preferia não estar aqui mas sei que é o passo certo”.

 

Como formadora, quando tal acontece e dependendo do grupo, procuro retirar o foco desta pessoa, valorizando a sua autenticidade mas generalizando o seu medo. Dou exemplos dos meus momentos de timidez, usando o humor, pois sei que é na partilha de vivências pessoais que a pressão se liberta.

Se este é o seu caso,  traga a timidez consigo para o workshop “crie a sua marca pessoal”.  Somos um grupo pequeno, de grande qualidade, com medos mas com muita vontade de aprender estratégias para escalar a montanha do sucesso.

Seja bem vindo!

Maria Bartolomeu
Maria BartolomeuPsicoterapeuta corporal. Formadora
Mostrar mais Artigos
2017-05-05T13:15:26+00:00 Abril 29th, 2017|Carreira, Maria Bartolomeu|
Translate »