Treine a sua assertividade

Treine a sua assertividade

A assertividade é uma competência muito importante para conseguir manter as relações saudáveis, pois significa que teremos capacidade para defender os nossos próprios direitos e interesses, sem violar os direitos e interesses dos outros.

O que acontece quando não conseguimos ser assertivos é que tendemos a ser mais passivos ou agressivos, o que acaba por influenciar negativamente a confiança e intimidade nas relações interpessoais. E porquê? Sendo passivos, seguimos apenas as necessidades e direitos dos outros, colocando de lado as nossas necessidades, o que acaba por ir criando frustração e ressentimento. Se a curto prazo, o sermos passivos parece dar-nos uma sensação de segurança, pensando que estamos a proteger as relações, a longo prazo, as relações tornam-se muito dolorosas e acabamos por não aguentar, tendo que as destruir para terminar com o sofrimento. Por outro lado, sermos agressivos também influencia negativamente as relações, pois acabamos por afastar os outros de nós. Primeiro, porque desenvolvemos uma ideia muito rígida de como tudo deve ser, estando muito atentos à forma como os outros se comportam, punindo-os, de imediato, quando não se comportam da forma como nós achamos que deveriam comportar-se. Segundo, porque temos uma necessidade de controlar tudo aquilo que acontece à nossa volta e, quando os outros violam o nosso sentido do que está certo ou errado, começamos a sentir-nos muito zangados e a tentar controlar o que os outros fazem.

Parece que tanto os comportamentos passivos como os agressivos destroem relações, trazendo-nos muito sofrimento. Como tal, sermos assertivos irá dar-nos a possibilidade de procurar o que precisamos nas relações, definir limites e gerir conflitos, sem que nos sintamos tão zangados.

Mas ninguém é completamente assertivo nem ninguém nasce assertivo! Como todas as outras competências sociais, a assertividade aprende-se, precisando, para isso, de saber algumas regras básicas sobre esta competência para depois poder treiná-la. Veja aqui as três componentes da linguagem assertiva e comece, desde já, a praticar:

 

Treino Assertividade

Inês Chiote Rodrigues
Inês Chiote RodriguesPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
Translate »