Tempo de Leitura: 2 min

Abuso psicológico“Lesionar um adversário, é lesionar-se a si mesmo. Controlar a agressão sem lesionar o outro é a arte da pazMorihei Ueshiba

Imagine o seguinte dialogo entre A e B na ótica do principio acima..

A- Aikido verbal? Mas o que que é isso? Mais uma moda pedante?

B- A que parte te estás a referir: Ao “Aikido”, ou ao “verbal”?

A- As duas coisas! que disparate é isso?

B- Gostavas mesmo de saber?

A- Deixa lá! cá para mim é só mais um dos teus delírios!

B – Nesse caso esqueçamos. Falemos de outros assuntos.

A- hummmm..está bem..

Tendo a sorte de viver num país onde o sistema jurídico nos protege ativamente contra a violência física, nosso sentimento de segurança e de conforto é superior ao dos habitantes dos países em que essa proteção não existe tão presente. Consegue, no entanto, imaginar uma sociedade onde esse sentimento de segurança e de bem-estar abrange mais do que as interações físicas? Uma sociedade onde poderíamos nos sentir protegidos contra a violência verbal e psicológica? Um mundo onde este tipo de abuso não seria mais aceite como algo normal no nosso quotidiano?

 

Efetivamente, até há relativamente pouco tempo, a violência física era frequentemente presente entre uma pessoa entre uma chefia e um subalterno, entre um nível social e o outro, entre um grupo étnico e outro. Em 1948, após 2 guerras mundiais, surge enfim a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Mesmo que esta declaração esteja a ser violada continuamente, o facto de serem consideradas como “violações” contribui muito à tomada de consciência dos direitos a que cada individuo pode aspirar, em termos de proteção e de segurança.

 

Hoje em dia, é muito mais aceite e banal ser abusado psicologicamente ou verbalmente do que fisicamente. Devido à tolerância social e à subjetividade aparente que este tipo de abuso apresenta, é muito complexo gerir-lho e atenuar-lho. . Demasiadas vezes, as vitimas de abuso verbal regular e persistente continuam a sofrer em silencio sem ter os recursos para afrontar e gerir a situação de forma inteligente e serena. O Aikido Verbal é uma ferramenta eficaz que permite desativar os conflitos verbais, através de um método fácil de adquirir composto de 3 etapas.

 

Através dos métodos e dos exercícios ensinados nos treinos de Aikido Verbal, o praticante desenvolve autodisciplina, um estilo assertivo de comunicação, e uma intenção consciente e medida. Desenvolver uma capacidade de reagir de forma clara e intencional permite, numa situação de conflito, criar uma distância com um diálogo iniciado negativamente, e reorienta-o numa direção positiva tendendo para um resultado equilibrado.

Autor : Luke Archer , fundador do Aikido verbal e autor de “Aikido Verbal, Cinto Verde” e “Aikido verbal, cinto laranja

Tradução : Elisa Stern. Coach de Aikido Verbal