Medos e Fobias podem ser curados com uma terapia inovadora: EMDR!

Medos e fobias podem ser curados com EMDR

Há várias situações, objetos ou animais que podem despertar sensação de medo que podemos saber o motivo pelo qual existem ou até mesmo não aqueles que nem imaginamos de onde vêm. Para alguns pode ser viajar de avião, agulha ou uma barata, não importa o que inicia os sintomas, fato é que provocam sensações físicas perturbadoras como taquicardia, sudorese, dificuldade para respirar, além de sentimentos como angústia, raiva ou tristeza.

Quem sente fobia sabe que essas reações de medo são irracionais e muito desproporcionais à realidade vivenciada naquele momento, mas, ao mesmo tempo são incontroláveis.Os medos podem ser sintomas ou respostas mal adaptadas à situações traumáticas ou de estresse e uma forma de tratamento é o EMDR – Eye Moviment Desensitization and Reprocessing (Movimentos Oculares Dessensibilização e Reprocessamento).

            Trata-se de uma psicoterapia breve, focada nas lembranças que causaram algum trauma, especialmente indicada para síndrome do pânico, transtorno de estresse pós traumático, quadros de ansiedade, fobia, depressão, instalação de recursos positivos e outros.

Esse método foi criado pela Dra. Francine Shapiro na década de 80, psicóloga americana que com a difusão de suas pesquisas consolidou uma metodologia que conquistou o respeito e admiração do Organização Mundial da Saúde. Por meio da estimulação bilateral, guiada por um profissional, com um protocolo desenvolvido por Shapiro, é possível ativar o sistema de processamento de informações que temos no cérebro permitindo que aquela lembrança traumática seja acessada e reprocessada, e assim, fobias, traumas são curados.

A passagem por experiências trágicas, tais como a perda real de pessoas queridas ou a ameaça de perda ou o risco de morte, não significam necessariamente que a pessoa venha a desenvolver um trauma. Um bom indício da existência do trauma é a impressão de que a experiência passada insiste em permanecer no presente. Basta à pessoa lembrar-se do evento perturbador, mesmo que sem querer, para que uma emoção marcante, pensamentos negativos ou imagens nítidas se intensifiquem

Diferentemente das terapias tradicionais, em que a palavra é necessária para o relato dos fatos traumáticos, a técnica permite que os pacientes reprocessem em silêncio os acontecimentos que lhes causam vergonha ou humilhação. As lembranças de situações traumáticas não são apagadas da memória com essa terapia, mas sempre que acessadas não causam mais perturbações físicas e nem emocionais.

No Brasil e Portugal essa abordagem terapêutica ainda é pouco conhecida, mas já é realidade, desde  os anos 2000 e a cada ano, novos terapeutas de EMDR são formados por professores reconhecidos pelas entidades internacionais competentes.

As pessoas interessadas em se submeter à terapia de EMDR devem procurar os terapeutas credenciados pelo EMDR Institute dos Estados Unidos. Atualmente no Brasil há mais de 1500 terapeutas credenciados e a Oficina de Psicologia tem em sua equipe de psicólogos devidamente formados como terapeutas de EMDR.

 

The post Medos e Fobias podem ser curados com uma terapia inovadora: EMDR! appeared first on Oficina de Psicologia.

Luciana Biagioni
Luciana BiagioniPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-11-09T10:02:46+00:00 Novembro 9th, 2017|EMDR, Luciana Biagioni, OP BH Brasil|
Translate »