Parentalidade Consciente: o que é e como colocar em prática?

Parentalidade conscienteUltimamente ouvimos falar muito em Parentalidade Consciente – afinal o que é isto e em que é que se traduz na prática? Ora, a Parentalidade Consciente tem por base os princípios de Mindfulness: a atenção plena no momento presente, de forma não avaliativa e sem julgamentos. Esta atitude de auto-aceitação traz, assim, uma nova perspectiva à nossa vida e à parentalidade.

Numa altura em que a pressão para se ser um pai ou mãe perfeitos é cada vez maior, e a crítica é cada vez mais fácil, a Parentalidade Consciente surge precisamente como uma forma de estar e educar consciente, mais alinhada com aquilo que são os seus valores. Ser um pai ou mãe de forma mais consciente é confiar mais no seu instinto e menos nos medos e opiniões dos outros; é conseguir colocar-se melhor no lugar da criança e perceber melhor as suas necessidades e conseguir também reconhecer as suas necessidades enquanto pai/mãe. É ver neste papel de pai/mãe uma oportunidade de auto-conhecimento e de crescimento, promovendo relações de cooperação com os filhos. Ao praticar a Parentalidade Consciente, vai conseguir responder de forma mais eficaz a perguntas do tipo O que se está a passar com o meu filho neste momento?”, “O que é que o meu filho necessita?”, “O que é que eu estou a sentir?”.

E como colocar isto em prática? Para ajudar nesta questão, deixo-lhe um calendário com uma dica ou estratégia por dia para iniciar o seu percurso no aqui e agora durante os próximos 30 dias, praticando a Parentalidade Consciente… Aceita o desafio?

 

E, se quiser algo mais detalhado, pode sempre aceder ao nosso curso online, em e-learning, sobre parentalidade consciente.

Mafalda Sousa
Mafalda SousaPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2017-07-21T10:00:41+00:00 Julho 21st, 2017|Crianças & Pais, Mafalda Sousa|
Translate »