Perturbações da personalidade e vida sexual

Tempo de Leitura: 3 min

Perturbações da personalidade e vida sexualAlguns estudos sugerem uma relação entre as características de personalidade e a vida sexual. Os autores Prunas e Bernorio estudaram a relação entre estas duas áreas, cujo objetivo foi explorar a relação entre as dimensões da perturbação de personalidade Borderline (medidas através do Modelo de Kernberg), as disfunções sexuais e os seus interesses parafílicos, numa amostra da sociedade feminina.

266 mulheres responderam a uma bateria de testes incluindo o Inventário de Organização da Personalidade (IPO), a versão italiana para o Índice de Funcionamento Sexual Feminino e uma checklist para avaliar a prevalência de interesses parafílicos. Os resultados mostraram que mulheres com disfunções sexuais, bem como com interesses parafílicos têm valores mais elevados nas três subescalas do IPO: Instabilidade com os outros/própria, instabilidade comportamental e psicose. Os resultados providenciam evidências de uma possível relação entre a organização de personalidade borderline e a sua vida sexual, assim como suportam a necessidade de uma avaliação geral do funcionamento da personalidade em pacientes com problemas sexuais.

De uma forma geral, os traços borderline na personalidade denotam a presença de um padrão global de instabilidade na forma habitual de funcionar que afeta as relações com os outros, a imagem que tem de si e os afetos, bem como o comportamento, no qual existe um reduzido controlo de impulsos. As relações com o sexo oposto podem ser provavelmente numerosas e breves. Há um desejo incessante por relações românticas significativas e próximas. Quando sozinha, poderá sentir um vazio profundo e uma solidão intolerável. Há uma dificuldade marcada em encontrar estabilidade interior, pois parece sentir tédio sempre que a vida encontra maior serenidade ou tranquilidade. Numa procura incessante de emoções e agitação, talvez de uma forma impulsiva poderão consumos excessivos de substâncias, atividade sexual arriscada e com múltiplos parceiros, condução imprudente, ou até gastos financeiros excessivos.

Em suma, a relação entre as características deste tipo de personalidade e a vida sexual são alvo de curiosidade no meio científico, pois a linha que poder separar a atividade parafílica do que é característico de uma personalidade borderline é muito ténue. Importa salientar que poderá haver um envolvimento em comportamentos sexuais de risco, que devem ser alvo de análise para que não haja comprometimento da vida da pessoa.

Referência: Prunas, A, & Bernorio, R. (2016). Dimensions of Personality Organization and Sexual Life in a Community Sample of Women. Journal of Sex & Marital Therapy, 42, 2, 158-164. DOI: 10.1080/0092623X.2015.1033575

Marta Cuntim
Marta CuntimPsicóloga Clínica
Sexologia
2018-06-22T12:02:03+01:003 de Agosto, 2016|
Go to Top