Autor: Lúcia Bragança Paulino
Sabia que ler 5 minutos por dia com o seu filho pode desenvolver o espírito crítico da criança? E que o ato de ler ou simplesmente de folhear um livro aos mais pequenos pode tornar as crianças mais criativas, desenvolvendo a sua imaginação?
O simples hábito de ler um livro ou uma história antes de deitar pode ajudar este momento que muitas vezes está associado a inseguranças ou receios do escuro. A história desperta a criança para o mundo do imaginário, muito mais do que quando a criança vê um filme. No livro a criança tem a possibilidade de criar as suas próprias imagens, criando um mundo de fantasia tão importante para o seu desenvolvimento.
O interesse pela leitura pode ser sugerido à criança de uma forma simples e espontânea. Por vezes o mais difícil reside no introduzir na rotina diária o hábito da leitura.
Aqui ficam algumas sugestões/dicas:
– Deixe o seu filho escolher o livro;
– Procure um sítio calmo e tranquilo sem muito ruído à volta;
– Um momento em que ambos tenham disponibilidade;
– Sentem-se juntos para ler, de forma que a criança observe as imagens e acompanhe a leitura do adulto;
– Se o livro for grande leia-o por partes;
– Leia com expressão, pronunciando claramente as palavras e usando pausas;
– Durante a leitura questione a criança sobre o que vai acontecer de seguida;
– Esteja atento a alguma palavra difícil que a criança não entenda e explique o seu significado;
– Mostre-se contente com os sucessos que a criança vai alcançando através de contributos à leitura ou comentários sobre a história (“Já sabes ler muitas palavras!”, “Compreendeste muito bem a história!”);
– No final da leitura converse sobre a história, perguntando quais as personagens de que mais gostou, o que achou mais interessante na história, etc.;
– Dê-lhe também a sua opinião.