Aikido Verbal – Treinos semanais 2018-01-18T10:24:11+00:00

Project Description

A filosofia do Aikido aplicada aos ataques verbais

Metodologia inspirada na filosofia da arte marcial japonesa fundada por Morihei Ueshiba, o Aikido.

Esta arte marcial transforma a energia de ataque, não chegando a existir combate, vencedor, nem vencido.

Trazida para o âmbito das relações, o Aikido verbal®” é um caminho pacífico e eficaz de gerir os ataques verbais e a negatividade. Permite ao praticante reorientar uma agressão verbal na direção de um resultado positivo e equilibrado. Adaptado a todas as idades, a partir dos 9 anos, é uma ferramenta valiosa para gerir potenciais situações de conflito pessoais e profissionais.

No Aikido verbal®, metodologia de Luke Archer, agora disponível em Portugal, o praticante desenvolve a confiança e os reflexos construtivos para reequilibrar a energia na comunicação com o seu interlocutor e reestabelecer a harmonia na relação.

Desenvolve reflexos nos adultos para lidar construtivamente com a agressividade comportamental no seu ambiente profissional e pessoal e ajuda as crianças a terem alternativas saudáveis para prevenir e se defenderem da agressão verbal.

Os treinos permitem ao praticante ganhar agilidade, recursos e reflexos, e preparando-o a reagir com calma, autoconfiança e discernimento face a qualquer interlocutor , ou tipo de agressão verbal potencial que possa ocorrer no seu contexto pessoal ou profissional.

Dinamizado por quem?

Elisa Stern

Elisa Stern

Executive Coach , Master Practitionner NLP , & Certified Trainer

Com a garantia e supervisão de qualidade  da Associação Europeia de Coaching (ECA),o International Coaching Institute (ICI),  a International Association for NLP, e o fundador do VerbalAikido , Luke Archer. Certificada em Gestão da Mudança em Organizações pela INSEAD, e em Competências pedagógicas avançadas de formador pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional IEFP, com a menção “excelente”. 

Mais de 10 anos de experiência como Coach e Formadora.

Certificada como Master Practitionner NLP ( Programação Neurolinguística), Coach sistémico,  e Executive Coach, formou  mais de 600 executivos ( +500 dias de formação de experiencia) e acompanhou ( Executive Coaching) mais de 200 gestores desde 2009. Tem 2 filhos, uma karateca de 9 anos cinto azul, e um judoca cinto preto de 17 anos.

Forma em língua portuguesa, francesa e espanhola, em regime presencial e à distância.

Os treinos

Tal como numa arte marcial, o Aikido Verbal aprende-se em treinos regulares, para que o reflexo de comunicação se instale e comece a fazer parte da sua estratégia habitual de comunicação, desenvolvendo a capacidade de realizar 3 passos , sob diferentes formas graças às múltiplas combinações de irimis (movimento do Aikido que esquiva o ataque e aproxima o seu centro do do adversário) e ai-kis (criação de uma dinâmica de equilíbrio  aquando um ataque em Aikido), treinados conforme o interlocutor, situação e contexto :

Passo 1

Receber o ataque centrado/a , numa atitude distanciada e calma

Objetivo : Proteger-se protegendo também os outros de uma escalada de conflito. Desenvolver uma “bolha” de imunidade que lhe permita distanciar-se e filtrar as agressões.

As ferramentas que irá adquirir com o treino desta fase vão permitir-lhe:

  • Manter a calma em caso de ataque
  • Centrar-se cada vez mais rápido
  • Manter o discernimento e o distanciamento emocional
  • Exercer a Escuta aumentada e a Empatia
  • Desenvolver a Intenção de Resolução Construtiva
  • Acompanhar a destabilização do interlocutor

Passo 2

Acompanhar o ataque até a destabilização

Objetivo : Acompanhar o ataque mantendo a calma interior ( necessária em caso de novo ataque), e com uma atitude sincera de empatia. Compreender progressivamente as suas próprias emoções e as do seu interlocutor.

As ferramentas que irá adquirir com o treino desta fase vão permitir-lhe:

  • Identificar o exato momento de destabilização
  • Direcionar o interlocutor para uma nova posição
  • Reequilibrar o diálogo prevenindo um novo ataque
  • Colocar as bases para um desfecho construtivo (encadeando imediatamente com a fase 3)

Passo 3

Reorientar o ataque na direção de um resultado emocional equilibrado

Objetivo : Após a inicial destabilização, conduzir o interlocutor na direção de um equilíbrio. Estabelecer as bases para o relacionamento respeitoso a longo prazo.

As ferramentas que irá adquirir com o treino desta fase vão permitir-lhe:

  • Detetar a intenção positiva do atacante e explicitá-la
  • Reorientar o ataque na direção de uma saída positiva para ambas as partes
  • Colocar as bases para uma relação de respeito de longo prazo

Os treinos ocorrem semanalmente e têm a duração de 1 hora e 15. A cada 3 meses, há uma autoavaliação do nível de reflexos transferidos para as situações do dia-a-dia, com possibilidade de ir progredindo no nível, ao longo de 3 “cintos” (cada qual com níveis), começando em cinto verde, progredindo para laranja e finalmente branco que, na sua expressão de domínio máximo, já corresponde a níveis de mentor e tutor de Aikido Verbal.

Os rituais de passagem de cintos laranja são validados pelo próprio Luke Archer, fundador do Aikido Verbal.

Os treinos podem ser presenciais ou à distância.

Objectivos

A prática desta Arte permite

  • Conservar uma posição estável e serena face a um ataque verbal
  • Acompanhar e acalmar o ataque a través da empatia
  • Reequilibrar o intercâmbio conservando-se respeito e dignidade para ambas as partes
  • Construir assim as bases de uma relação equilibrada e construtiva

Muito útil quer se esteja a falar de relações com familiares difíceis, chefes agressivos, clientes desrespeitosos, cônjuges demasiado críticos, colegas de trabalho complicados, crianças ou adolescentes insolentes,… Qualquer relação em que o outro nos coloca um desafio ao fluir tranquilo e eficaz.

O que vai conseguir, na prática, com os treinos?

  • Aumentar a sua “imunidade emocional”,  conhecendo os seus “gatilhos”, aprendendo a centrar-se, a distanciar-se e a liderar construtivamente um potencial ataque verbal ou conflito mediante o domínio e uso intuitivo das técnicas ( irimis e ai-kis verbais) e posturas (valores) treinadas repetidamente em ambiente protegido.
  • Despertar e desenvolver valores de autoconfiança, escuta, empatia, humor, harmonia, equilíbrio, respeito e força.
  • Mudar o rumo de uma agressão antes sequer que esta comece , educando nos seus possíveis agressores  na forma como deseja ser tratado.
  • Antecipar e mudar o rumo das suas reações  e das do interlocutor, e  adotar  reflexos construtivos e conscientes que resultam em relações positivas e sustentadas no longo prazo.

Inscrever-se

Treinos semanais

65Por mês, 1 treino de 1:30H/semana; individual 35€/treino
  • Presencial em Lisboa ou em videoconferência

Adultos

Treinos presenciais em Lisboa: Sextas-feiras, das 19:00 às 20:30

Treinos em videoconferência: Sextas-feiras, das 12:45 às 14:15 e Quartas das 18:00 às 19:30

Crianças e adolescentes

Abrem inscrições brevemente, em regime presencial, em Lisboa

Inscreve-se em:
Treinos (1:15 por semana, 65€/mês)

Prefere:
Presencial, em LisboaOnline, por videoconferência

Nota: Pagamento por transferência bancária para o IBAN PT50 0018 0003 29983202020 10, com envio de comprovativo, NIF e morada de facturação para info@oficinadepsicologia.com, até 24 horas antes da hora do workshop

Translate »