Espaço para avançar!
Em Psicologia, há todo um ramo de conhecimento prático dedicado ao desenvolvimento humano.
O mais conhecido na Psicologia são as intervenções dedicadas a eliminar problemas, como as diversas formas de ansiedade ou de depressão. Mas as mesmas bases científicas que nos permitem conhecer os mecanismos que intervêm nas disfunções, permitem-nos, também conhecer os mecanismos da saúde e da optimização humana, para que cada um possa viver de acordo com o seu potencial.
De facto, não há melhor coach do que um psicólogo experiente, actualizado de acordo com os mais recentes resultados científicos e conhecedor em profundidade sobre o que faz as pessoas auto-organizarem-se de uma forma saudável, sem bloqueios, e puxarem-se para novos patamares de funcionamento e de desempenho.
A quem se destina?
Todo e qualquer adulto que sinta que tem espaço para ser mais eficaz, viver de uma forma mais fluida, e/ou se sentir preso na expressão do seu potencial máximo por algo que não está a conseguir remover.
O que é importante saber sobre um programa de optimização pessoal?
Em primeiro lugar, que o seu objectivo é o de melhorar competências e o de elevar todas as áreas do funcionamento humano. Assim, uma espécie de tuning. Não é para resolver temas problemáticos – aspectos que estão claramente abaixo do que seria de esperar – como, por exemplo, problemas de depressão ou de ansiedade. Para isso, uma psicoterapia é o mais indicado.
Em segundo lugar, a estrutura do trabalho é diferente. É de um envolvimento ainda maior do cliente, tanto na definição dos objectivos, como no investimento entre sessões, dedicado a criar a mudança desejada. As “ferramentas” que podem ser escolhidas a cada momento são mais diversificadas e podem ser adaptadas de uma forma mais livre às preferências de cada um.
Em terceiro lugar o ritmo de trabalho é diferente porque o cliente tem uma maior responsabilidade sobre o seu próprio processo, competindo-lhe lutar pelo caminho mais rápido de chegar aos objectivos traçados.
Finalmente, é importante saber que um processo de optimização pessoal é menos padronizado do que uma intervenção numa perturbação psicológica, cada qual com 2 ou 3 formas “certas” de ser resolvida, independentemente de características individuais de quem dela sofre. Por isso, e exigir muito da capacidade de decisão quanto às melhores formas de intervir, é muito importante a experiência clínica do psicólogo que o vai acompanhar, e o conhecimento alargado de várias áreas da Psicologia, bem como a abrangência da sua experiência profissional.
Quem o vai acompanhar?
Por enquanto, apenas a Directora Geral da Oficina de Psicologia se responsabiliza pelos programas de Optimização Pessoal.
Disponibilidade
Disponível em Lisboa apenas.
Para o período Setembro-Outubro, apenas existem 4 vagas individuais possíveis. Para marcar, preencha e envie o formulário abaixo – se ainda existir vaga e se a sua “candidatura” a este programa for considerada adequada, receberá uma proposta de data e hora. No caso de existir uma primeira sessão e se verificar que não há uma boa adequação deste programa de intervenção ao seu caso particular, não haverá lugar a qualquer pagamento.
Com o que pode contar?
O número de sessões deste programa situa-se, habitualmente, entre 8 a 12.
Existe trabalho a ser realizado entre sessões, podendo existir um contacto frequente por email, para aferir o progresso entre sessões ou resolver eventuais bloqueios ou dúvidas, de acordo com o que for definido entre ambos.
As sessões são aproximadamente quinzenais, são presenciais, em Lisboa, e têm uma duração mínima de hora e meia.
Optimização Pessoal
- Cada sessão tem um mínimo de 1h30m; aprox. quinzenais