Quem já não teve momentos em que levantar-se da cama foi um verdadeiro pesadelo? Já se debruçou a pensar sobre formas que pode utilizar para tornar as suas manhãs mais fáceis e agradáveis?
Antes de mais, fará sentido olhar para o número de horas que anda a dormir. Se se deita constantemente tarde, é natural que de manhã seja muito difícil levantar-se, visto que o sono ideal para um adulto se situa em média entre as sete e as oito horas (com algumas excepções).
O tipo de actividades que leva a cabo antes de se ir deitar (como ver filmes que despertem mais que adormeçam), a alimentação ou os pensamentos, podem ter impacto na facilidade ou dificuldade em adormecer.
Se tem dificuldade em adormecer, experimente um exercício de relaxamento, como por exemplo, o relaxamento progressivo de jacobson.
Há alguns comportamentos importantes, que podem facilitar acordar cedo:
– Perceber qual é a sua motivação para acordar cedo e ter isso bem definido (ex.: tomar a primeira refeição do dia com calma, tendo tempo para preparar um pequeno-almoço de que gosta, ou fazê-lo em família, e preparar-se calmamente para ir para o trabalho; fazer exercício, entre outros);
– Perceba o que pode planear ou preparar na noite anterior, para garantir que de manhã tem tempo para fazer o que realmente deseja (ex.: preparar a roupa que vai vestir, arrumar a mala para o trabalho, entre outros);
– Habituar-se a conhecer o seu relógio biológico. Muitas pessoas não têm ideia de quanto tempo exactamente o seu corpo necessita de descanso, uma vez que ficam acordadas até tarde e se levantam muito cedo, com a ajuda do despertador. Uma boa forma de perceber quantas horas são necessárias de sono poderá ser calcular, durante vários dias seguidos, um intervalo entre o tempo em que se deita e o tempo em que o despertador vai tocar superior a oito horas. Se acordar antes do despertador tocar, provavelmente conseguirá perceber de quantas horas de sono o seu corpo necessita, podendo começar a acordar de uma forma mais natural.
– A melatonina é a hormona que o corpo produz naturalmente quando se encontra em completa escuridão e que estimula o sono, por isso, tente dormir na maior escuridão que conseguir para uma boa produção desta hormona. Quanto mais melatonina o seu corpo tiver, melhores serão os ciclos de sono e mais fácil será acordar de manhã;
– Desligue os aparelhos electrónicos à sua volta, como televisões, rádios, computadores ou telemóveis. O ideal será desligá-los uma hora antes de ir para a cama, podendo aproveitar para ler um livro ou fazer algumas actividades que promovam o relaxamento.
– A luz matinal ajuda a acordar o corpo uma ou duas horas após ter-se levantado. Por isso, poderá ser importante dar um passeio a seguir a tomar o pequeno-almoço, prepará-lo junto à janela, ou aproveitar a luz solar para energizar o seu corpo de manhã;
– Para perceber o que está a interferir com o seu sono, reflicta sobre o seu dia e a forma como decorrem as noites e tome nota desses acontecimentos. Poderá ter de reorganizar algumas das suas actividades. Por exemplo, se a única altura que tiver para fazer exercício for a seguir ao jantar, o seu sono poderá dar-lhe menos descanso.
Preste atenção a estes e outros sinais que poderão estar a tornar o seu sono mais difícil e as suas manhãs mais dolorosas.
Autora: Ana Sousa