O que realmente está acontecendo com o meu filho?

O que realmente está acontecendo com o meu filho?

Quando os pais desejam ter filhos; a grande maioria se organiza e busca informações nas diferentes áreas…..é natural buscarem o que tem de melhor para os seus filhos; o melhor médico; o melhor quarto; a melhor escola …e assim dedicarem a construir com muito amor o ambiente e as condições para acolher a nova vida tão esperada que irá fazer parte da família.!!!São momentos de muitas alegrias e realizações!!!

Todo o cuidado é importante e necessário para o desenvolvimento da criança; porém o que alguns pais se esquecem é de considerar o aspecto emocional e relacional do desenvolvimento.

Com o crescimento; começa a surgir os conflitos, as dúvidas, os receios e as perguntas que ficam sem resposta para os pais sobre o que está acontecendo!!

É comum alguns pais dizerem; não entendo do que ele precisa; ele tem tudo… mas está tão desobediente e arredio…!!

O que falta para estes pais na maioria das vezes são informações e orientações de como se estabelece uma boa relação afetiva e como ocorre o desenvolvimento emocional do ser humano.

Diferente do adulto a criança na maior parte do tempo não comunica por palavras o que sente; a comunicação predominante é pelo comportamento. Compreender a comunicação emocional que a criança realiza e responder adequadamente a ela, não é uma tarefa tão simples quanto parece…!!!

Como saber se a birra é carência ou falta de limite? Como ter clareza se os limites colocados estão realmente adequados para a idade da criança ou não? Como diferenciar a tristeza do filho de depressão? Existe luto infantil?

Nessas horas que os pais costumam brincar… “ Os filhos podiam vir com manual!!” Algumas destas respostas os pais conseguem a partir da própria experiência de vida ajudar os filhos ou a partir da ajuda dos familiares e amigos mais próximos; porém outras não…e nesse momento é que se faz necessário a ajuda de profissionais especializados no desenvolvimento emocional e comportamental do ser humano para que a situação não se agrave e os pais possam realmente compreender o que está acontecendo com o seu filho!!!

Priscilla Soares
Priscilla SoaresPsicóloga Clínica
Mostrar mais Artigos
2018-04-16T16:38:21+00:00 Abril 16th, 2018|Crianças & Pais, OP BH Brasil, Priscilla Soares|

Leave A Comment

Translate »