Mindfulness: viver a 4 dimensões

Mindfulness viver a 4 dimensõesNum mundo que respira cada vez mais em modo mindful queremos ter a certeza que sabe exatamente o que é a atenção plena e o impacto que pode ter no seu estilo de vida.

É importante referir que estamos a falar de uma prática que remonta a milhares de anos e conhece as suas raízes na meditação e ioga; o mindfulness cultiva relação com o momento presente, o que impacta substancialmente na forma como canalizamos a nossa energia e a nossa mente flui nas diversas situações do dia-a-dia.

É por isso que a prática de mindfulness está tão associada a redução de níveis de stress e aumento de níveis de bem-estar geral.

Ser curioso. Estar receptivo. Não julgar.

Algumas características mindful que nos iluminam perante a experiência diária de viver. Observar a vida, as coisas, as situações, as pessoas e nós mesmos, tal como somos, sem um modo crítico presente é um componente fundamental da atenção plena. Mas quando observamos a vida com curiosidade, bondade e não julgamento, a verdade é que a nossa percepção e capacidade introspectiva muda, bem como muda o que sentimos e como sentimos. Mas nada disto é implementado de forma rígida ou padronizada. A prática meditativa pode e deve ser personalizada para se adequar a si e ao seu estilo de vida, ao seu tempo, ao seu ritmo, aos seus horários, responsabilidades e aos seus locais… sim, porque a verdade é que pode meditar em qualquer lugar.

Mindfulness

Deixamos-lhe algumas sugestões para introduzir a atenção plena na sua rotina:

  • Respiração. Reserve 1 minuto para levar a sua atenção à respiração. Note o ar a entrar, uma breve pausa, o ar a sair, outra breve pausa, o ar a entrar novamente. Note estes quatro momentos.
  • Emersão. Olhe à sua volta e veja mais formas, mas cores; ouça mais sons, sinta mais perfumes…
  • Arrumação. Pensamentos são apenas atividade mental. Útil, excessiva, desgastante, repetitiva, otimista, pessimista… continua a ser apenas atividade mental.
  • Amplificação. Sintonize-se a 100% quando toma um banho de água quente, ou quando se instala confortavelmente no seu sofá. Sensações físicas únicas, naquele preciso momento, em que as vive.
  • Exploração. Preste atenção ao seu corpo e à sua respiração, sempre que sentir emoções intensas. Encontre nestes momentos oportunidades únicas para conhecer mais sobre si e sobre o que precisa.

Num mundo onde se imprime cada vez mais velocidade e competitividade torna-se emergente cultivar serenidade e respeito pelos nossos ritmos.

Vera Lisa Barroso
Vera Lisa BarrosoPsicóloga Clínica

Marque consulta comigo

Pretendo: (obrigatório)
Marcação de ConsultaInformações ou Reunião



Mostrar mais Artigos
2018-02-06T10:45:28+00:00 Fevereiro 8th, 2018|Desenvolvimento Pessoal, Mindfulness, Serviços, Vera Lisa Barroso|

Leave A Comment

Translate »