Quando sentimos comichão o que é que fazemos?
A nossa reacção natural é coçar… Agora imagine ter comichão, dia e noite, e a pele tão sensível e inflamada que o simples acto de coçar agrava e provoca lesões ainda mais graves.
Esta é a realidade vivida por quem tem Eczema!
O Prurido
Mais vulgarmente conhecido como comichão, é o sintoma predominante do Eczema. Não só provoca a reacção natural de coçar, como é a causa de elevados níveis de ansiedade, frustração, perturbações de sono e problemas de concentração.
A qualidade de vida de quem tem comichão crónica pode ficar severamente comprometida.
O Que É o Eczema?
O Eczema não é uma doença em si, mas um conjunto de doenças de pele que engloba sintomas e sinais que representam a resposta da pele face a determinados estímulos percepcionados como agressores. As alterações de pele mais comuns características do eczema incluem: espessamento (a pele torna-se espessa com uma textura semelhante ao couro); descamação da pele; eritema (rubor, vermelhidão); pápulas, crostas e comichão crónica.
Os termos “eczema” e “dermatite” são usualmente usados como sinónimos, sendo mais comum a referência “dermatite” para lesões do tipo agudo, e “eczema” para as lesões de tipo mais crónico.
A Hipnoterapia Pode Ajudar?
Quando integrada num plano de tratamento multidisciplinar que incluí a medicina e a psicoterapia, a hipnoterapia tem um efeito atenuante significativo no tratamento de condições do foro dermatológico, incluindo a comichão característica do eczema. A terapia de sugestão hipnótica é usada no sentido de controlar a sensação de comichão, o impulso natural de coçar, e lidar com a ansiedade provocada pela comichão. A hipnoterapia é igualmente eficaz na fomentação de um sono mais reparador durante as fases mais agudas das crises de eczema.
A hipnoterapia não promete a cura, mas controla a sintomatologia e estimula os mecanismos que promovem os processos naturais de “auto-cura”, o fortalecimento imunológico e um equilíbrio que é indispensável a uma relação salutar entre o nosso corpo e mente.
Susanne M. França, Hipnoterapeuta Clínica