Está com falta de memória, dificuldade de concentração?
Esqueça os suplementos alimentares, utilize os alimentos como forma saudável e eficaz de melhorar a saúde do cérebro.
A nossa sorte é que ainda há esperança, isto porque o cérebro consegue reproduzir novas células nervosas, os neurónios, ao longo da vida. Mas temos de lhe dar o “combustível” certo!
As proteínas, mais especificamente alguns aminoácidos são os aliados da nossa massa cinzenta. Uma dieta rica em colina, um aminoácido essencial, ajuda na formação de novos neurónios. Como o nosso corpo não consegue sintetizar, e daí se chamar aminoácido essencial, temos de ir buscar a colina à nossa dieta. A gema de ovo é das fontes mais ricas neste aminoácido e que nos dá quantidade suficiente para o nosso cérebro trabalhar.
Outro aminoácido importante é a glutamina, este já o nosso corpo consegue produzir porém com um extra da dieta ficamos com a certeza que temos o suficiente. A glutamina encontra-se na clara do ovo. Assim, como vê poucas dúvidas nos restam de que o ovo é um dos alimentos mais ricos e equilibrados para o cérebro.
Não convém ainda esquecer os ómega-3, que são ácidos gordos que não só favorecem o crescimento de novos neurónios como protegem os que já existiam. Os ómega-3 melhoram a nossa memória e encontram-se nos peixes gordos (salmão, atum, carapau, sardinha) e nos frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs).
Já pensou que a natureza criou um alimento que tão bem faz ao nosso cérebro com uma forma que nos faz lembrar o próprio cérebro? Repare no formato da meia noz… :)
Rita Almeida, Nutricionista