Já perguntou a si próprio qual é o monstro que o habita? Há monstros que nos habitam desde de sempre, outros que se aparecem em alguns momentos, outros que nem sabemos que temos e de repente se revelam. É importante conhecer-se e perceber se este Monstrinho, o da Ansiedade Social, pode ser o que o habita.
O Monstrinho da Ansiedade Social é discreto, por isso é preciso estar muito atento. Normalmente aparece disfarçado de timidez. Passa a maioria do seu tempo isolado e a fazer de tudo para se proteger. No caso de ter existido trauma na infância, em especial com figuras parentais muito autoritárias, ou demasiado protetoras, ou se existiu bullying na escola, ou se era muito difícil fazer amigos em criança; percebe-se porquê que este Monstrinho tem tanta necessidade de se esconder e proteger. Todo o corpo desde Monstrinho foi desenvolvido para se proteger, contudo, tal como acontece com o Monstrinho da Ansiedade e o Monstrinho da Paranoia, esta necessidade de proteção é exagerada pois estes monstrinhos não percebem o que é o perigo real e o perigo irreal. Até na cor este Monstrinho tenta ser o mais discreto possível. Está sempre a hibernar, mas tenta hospedar-se em humanos tentando viver uma vida normal. O problema é que com este Monstrinho e ser humano perde muitas competências sociais, ficando inibido, constrangido e ansioso.
A solução é tentar separar-se deste Monstrinho, para isso é preciso tempo, e por vezes ajuda profissional. Se acredita estar a sofrer com ansiedade social não hesite em marcar consulta, onde poderá em grupo, enfrentar este Monstrinho que o habita, e, progressivamente, separar-se dele. Assim poderá compreender que ele é apenas: Ansiedade Social – Monstrinho que o habita
Autora: Joana Cânelhas da Fonseca