RASTREIO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
16/03/2020 - 31/03/2020
| FreeDá tantos erros ortográficos. Lê de forma tão hesitante. Parece que bloqueia em todas as tarefas que implicam cálculos. Estou sempre a receber recados dos professores com relatos de desatenção. É capaz de escrever a mesma palavra de duas maneiras diferentes na mesma frase. Não consigo que se sente a estudar durante 10 minutos seguidos. As frases que escreve parecem não fazer sentido.
Usaria alguma destas frases para descrever o seu filho? Ou para descrever a forma como ele se relaciona com a aprendizagem? Em caso afirmativo, faz sentido avaliar e intervir.
Poderemos estar perante uma dificuldade de aprendizagem específica, que pode estar a impactar na motivação e no sucesso académico do seu filho. Poderemos, também, estar na presença de uma dificuldade na mobilização ou manutenção da atenção. Poderemos, ainda, estar perante a interferência de fatores emocionais no processo de aprendizagem.
A identificação precoce dos fatores que estão a condicionar, de forma transitória ou mais permanente, o processo de aprendizagem permite desenvolver planos de ação eficazes que:
– diminuem o impacto negativo das dificuldades específicas;
– favorecem o desenvolvimento de estratégias e recursos adequados às necessidades do seu filho;
– facilitam uma relação mais positiva com o processo de aprendizagem.
Objectivo do Rastreio
Com a duração de uma horas, e dirigido por uma Psicóloga Educacional, o Rastreio de Dificuldades de Aprendizagem procura ser um momento estruturado para identificação de sinais de alerta presentes no processo de aprendizagem do seu filho e para lhe devolvermos uma avaliação global prévia, com algumas medidas adequadas às dificuldades identificadas. Um rastreio não exclui à partida uma avaliação psicológica detalhada, na medida em que traça um perfil genérico das dificuldades de aprendizagem.
Como?
O rastreio engloba:
– Preenchimento de um questionário pelos pais;
– Análise do desempenho da criança ou jovem, numa seleção de provas que se focarão ao nível da leitura, da escrita, do raciocínio lógico-matemático ou atenção, consoante as principais preocupações apresentadas;
– Devolução escrita de uma breve síntese das áreas avaliadas, das dificuldades identificadas e de medidas genéricas a adotar.
Para quem
Crianças a partir do 1º ano de escolaridade