A Ansiedade Social caracteriza-se pela existência de um medo intenso em uma ou mais situações sociais, o que faz com que a pessoa evite muitas dessas situações ou as enfrente com um profundo desconforto.
Mais especificamente, a Ansiedade Social tem manifestações ao nível daquilo que pensamos, do que sentimos e da forma como depois nos comportamos. Ora tente lembrar-se da última vez em que se sentiu ansioso numa situação social. Pensou que os outros o iam achar ridículo? Sentiu-se ansioso e todo o seu corpo tenso? Acabou por falar muito pouco nessa situação, para que não o achassem ridículo? Pois bem… Repare então na sequência de acontecimentos: a forma como pensou influenciou a forma como se sentiu e acabou por influenciar a forma como se comportou.
Provavelmente estará também a pensar em todas as situações das quais acabou por fugir, por não aguentar o tamanho desconforto que elas representavam para si. Poderá sentir que, no fundo, não fez aquilo que realmente queria ou que perdeu oportunidades, acabando por se sentir triste e frustrado.
Todos nós temos tendência a fugir daquilo que nos causa sofrimento ou desconforto, o que nos traz um alívio imediato. No entanto, a longo prazo, não existe alívio mas, sim, um sofrimento e desconforto ainda maiores. Quer saber porquê?
De facto, aquilo que acontece é que quanto mais evita determinadas situações maior é o medo que sente em relação às mesmas e mais ideias negativas alimenta sobre si!
Deste modo, este comportamento de evitamento parece não ser de todo a melhor solução. Só enfrentando as situações é que vai conseguir perceber o que acontece na realidade e não aquilo que acontece nos filmes mentais desagradaveis que faz quando imagina a situação a acontecer. Claro que o desconforto é muito grande e, por isso, não se pede que desate agora a enfrentar todas as situações das quais tem medo.
Mas porque não tenta fazer uma lista dessas situações e começar por enfrentar aquela que menos teme? Isso vai dar-lhe confiança para enfrentar a situação seguinte. Se não se sente capaz de dar este passo, não tem que dá-lo sozinho!
Procure ajuda de um Psicólogo especializado que poderá ensinar-lhe como enfrentar estas situações que teme de uma forma mais saudável, aprendendo a gerir a intensidade da ansiedade que sente e a pensar de uma forma mais adequada à realidade.
É possível aprender a gerir melhor a sua ansiedade, assim como a pensar de forma mais adequada à realidade para que não se sinta tão ansioso em situações sociais.
É possível vencer a Ansiedade Social!
Autora: Inês Chiote Rodrigues