A menopausa ou fim das menstruações espontâneas é um processo biológico natural na vida da mulher e que está relacionado com o fim da actividade folicular do ovário. A cessação desta actividade conduz à interrupção do ciclo menstrual e a uma diminuição de estrogénios – ficando a mulher exposta a um novo ambiente hormonal, designado de hipoestrogenismo. A queda de estrogénios tem uma repercussão importante em diferentes órgãos, conduzindo a problemas psicológicos, somáticos, vasomotores e urogenitais.
Os problemas psicológicos mais comuns nesta fase são a depressão, a ansiedade, o stress e a irritabilidade, que conjugados ou de forma separada interferem no quotidiano e acabam por contribuir para uma redução da qualidade de vida das mulheres. Um estudo desenvolvido em 2010 refere ainda que se os sintomas não forem tratados durante este período, aumentam o risco de a mulher vir a desenvolver insónia, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose.
Nos últimos anos têm vindo a ser desenvolvidos múltiplos estudos na tentativa de encontrar opções mais naturais para lidar com as situações decorrentes da menopausa, para avaliar o impacto de outras alternativas como o uso de remédios fitoterápicos (obtidos a partir de plantas medicinais), dieta ou programas de exercício no controlo dos sintomas da menopausa. A actividade física tem sido uma das variáveis mais estudadas no controlo de diversos sintomas associados à menopausa, em particular no que respeita ao seu impacto nos problemas psicológicos.
A literatura sobre o tema evidencia que a prática de actividade física promove a melhoria dos sintomas psicológicos durante a menopausa, seja na redução da ansiedade e do stress ou na diminuição dos sintomas depressivos, ou ainda a preocupação com a saúde e o medo de ficar doente. De salientar igualmente que a prática de exercício físico contribui para o aumento da sensação de bem-estar e de qualidade de vida.
Da próxima vez que estiver a pensar em ficar em casa em vez de ir dar a sua caminhada ou ir à aula de Pilates, lembre-se de que o exercício e a actividade física proporcionam uma variedade de benefícios relacionados com a saúde e o bem-estar psicológico das mulheres durante o período da menopausa.
Isabel Policarpo – Psicóloga Clínica