O QUE É PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL?
A Perturbação Anti-social da Personalidade
Ao falarmos de Perturbação Anti-social da Personalidade, para a maioria das pessoas, estamos a falar de uma condição médica, de foro psíquico, que não vai além de uma designação clínica que lhes é pouco familiar. Talvez, para muitos, os termos Psicopatia ou Sociopatia sejam mais comuns, devido à sua ampla utilização e divulgação a nível literário e cinematográfico, mas assumem-se igualmente distantes quanto ao seu significado real.
Este tipo de Personalidade, tal como o próprio nome indica, caracteriza-se por um padrão de comportamento anti-social, de desrespeito e desconsideração pelas regras sociais e pelos direitos dos outros, bem como pela sua transgressão. E embora tal descrição nos possa levar a pensar que estamos perante pessoas com capacidades sociais deficitárias, verificamos frequentemente que tal não acontece, estando antes estas capacidades orientadas para a satisfação pessoal.
Desta forma, as estratégias de manipulação tendem a ser frequentemente utilizadas e têm como principal objectivo a obtenção de benefício próprio e prazer, mesmo que para isso os direitos dos outros não sejam tidos em conta. No que respeita ao estabelecimento de relações afectivas ou sociais, têm grandes dificuldades, e mesmo que o desejem, são incapazes de estabelecer ligações profundas e estáveis com os outros.
Normalmente são pessoas muito centradas em si, com uma grande incapacidade de atender aos sentimentos dos outros ou de entender a sua perspectiva, relacionando-se esta postura com a ausência de sentimentos de culpa. E isto, em conjunção com a necessidade de satisfação pessoal imediata que possuem, pode leva-los a reagirem de forma impulsiva e muitas vezes violenta às situações que não vão ao encontro do que desejam. E assim, sem atenderem às possíveis consequências negativas dos seus actos, podem mesmo pôr a sua vida em risco, bem como a dos outros.
A desconsideração, o desrespeito e a violação das regras sociais e dos direitos dos outros tende a ter as suas primeiras manifestações ainda na infância ou início da adolescência e a persistir na idade adulta. E esse desrespeito pelas regras e pelas leis sociais pode ir ao ponto de originar comportamentos agressivos e criminosos como roubos, destruição de bens ou outras actividades ilegais. Adicionalmente, se estão também presentes problemas de abuso de álcool ou drogas, verifica-se um acentuar destes comportamentos.
Por uma combinação de razões de ordem biológica e ambiental/social, algumas pessoas desenvolvem determinados traços psicológicos característicos deste tipo de personalidade. Na população em geral, a percentagem de pessoas com esta perturbação é de cerca de 3%, sendo mais frequentemente identificada em homens do que em mulheres. E, embora estejamos perante um padrão de funcionamento persistente, as suas manifestações tendem a diminuir bastante com a idade, em especial os comportamentos agressivos e criminais.
SINTOMAS
– Desconsideração e transgressão das normas e leis;
– Desconsideração pelos outros;
– Manipulação;
– Incapacidade para estabelecer relações afectivas e sociais;
– Necessidade de satisfação pessoal imediata;
– Impulsividade;
– Tendência para a violência;
– Desconsideração pela sua segurança e pela dos outros;
– Ausência de sentimentos de culpa;
O Rui tem 30 anos e queixa-se de ter uma vida instável. Está permanentemente a mudar de casa e de emprego, e não consegue manter qualquer tipo de relacionamento, seja ele familiar, de amizade ou profissional. É educado e sabe como actuar nos vários contextos sociais, mas fá-lo apenas tentando atingir os seus objectivos. Sempre que algo lhe é negado não se inibe de reagir contra alguém, chegando mesmo a ser violento, ainda que saiba que não o deveria fazer, uma vez que esses actos são condenados socialmente. No entanto, não se contém e nem sente grandes remorsos quando vê que magoou alguém, seja ele um estranho ou um amigo.
Se ao ler esta informação se identificar com as características apresentadas, ou identificar algum familiar ou amigo, é importante que saiba que a Psicoterapia o poderá ajudar. Poderá ajudá-lo a conhecer e a compreender os seus padrões de comportamento, bem como a construir novas formas de actuar, no sentido da promoção do seu bem-estar e daqueles que o rodeiam.
Preocupado? Com dúvidas?
Esteja onde estiver, pode pedir já uma consulta com um dos nossos psicólogos, no Brasil, Portugal ou Angola!
Assim, tem uma análise e opinião profissional, que o vai ajudar a perceber se poderá haver algum problema ao nível da estrutura da sua personalidade ou se apenas… é como é!
Saiba tudo aqui e marque já, para não ficar na dúvida.