Supervisão Clínica
Crianças e Adolescentes
A supervisão na Oficina de Psicologia tem como principal objectivo garantir que toda a equipa clínica dispõe de um momento semanal para exposição de dificuldades sentidas nos processos terapêuticos, assim como clarificação de necessidades específicas.
O supervisor tem como responsabilidade última garantir que os objectivos terapêuticos estão a ser cumpridos e que existe uma melhoria objectiva dos clientes a cargo dos terapeutas.
Conseguimos atingir um modelo de questionamento interpares que estimula a procura de actualização clínica e promove a aprendizagem de modelos, técnicas e conceitos cientificamente validados. Na Oficina de Psicologia procuramos aliar as terapias baseadas na evidência com a abrangência do pragmatismo ecléctico, procurando essencialmente descrever e analisar formas de intervenção nos diversos problemas e recursos, assim como características cognitivas, comportamentais, emocionais e interpessoais dos clientes.
Ao termos atingido este modelo de trabalho, decidimos abri-lo ao exterior, disponibilizando supervisão a todos os psicólogos clínicos que assim o entendam.
O que vai encontrar
A supervisão de crianças e adolescentes baseia-se no Modelo de Desenvolvimento (Stoltenberg & Delworth, 1987), que considera o crescimento do terapeuta como um processo contínuo, influenciado pela experiência, reflexão e feedback.
A supervisão será adaptada ao nível de autonomia, experiência e necessidades de cada profissional, procurando potenciar o desenvolvimento gradual das competências clínicas, teóricas e relacionais.
A análise e discussão de casos clínicos, apoiada num documento de conceptualização clínica elaborado pelo supervisionando e enviado previamente, servindo de base para a reflexão conjunta, a identificação de desafios e a formulação de estratégias de intervenção.
Conheça a supervisora
Breve síntese curricular
Mestre em psicologia clínica e da saúde (com especialidade cognitivo-comportamental).
Experiente no acompanhamento infanto-juvenil, avaliação psicológica, orientação escolar e vocacional, aconselhamento parental.
Principais áreas de intervenção:
- enurese;
- encoprese;
- ansiedade de separação;
- medos;
- fobias;
- ansiedade social;
- ansiedade aos testes;
- dificuldades de regulação emocional;
- depressão;
- problemas de comportamento;
- PHDA.
Informações úteis para a sua inscrição
Supervisão em Grupo
- Online
- Pack 4 sessões
Supervisão Individual
- Online
- 1 sessão
Condições específicas
- Modalidade: Online, em pequenos grupos, 2ª feira, das 11h às 13h, com marcação prévia com a supervisora, ou online, individual, em horário a combinar com a supervisora. Acesso único à plataforma Zoom.
- Frequência: Flexibilidade mediante agendamento de sessões conforme a necessidade dos psicólogos e a agenda da supervisora.
