Ame-se! Fale com o seu corpo e previna doenças
19/02/2018 @ 19:00 - 20:30 WET
| 19€E porquê dedicar-se à escuta do seu corpo?
O corpo físico acompanha-o desde sempre e é uma espécie de armazém que guarda tudo o que vive acordado e enquanto sonha.
Ele traduz as emoções não expressas, pensamentos, crenças, sentimentos mas também é uma porta especial para aceder à sua auto regulação emocional.
“É o corpo que fica em silêncio quando não encontra palavras, corta a respiração quando quer evitar o sentir, fica tenso no abdómen quando sente raiva, tensiona as costas quando carrega responsabilidades a mais”.
Sabe-se que a não expressividade de uma emoção forte e negativa constitui fator que predispõe uma alteração do funcionamento do sistema imunológico, deixando o organismo mais vulnerável a infeções e até à formação de tumores malignos.
Se experimentar fazer uma ressonância magnética da dor que sentiu quando perdeu um ente querido, por exemplo, constata que as emoções não aparecem nos exames mas o mal-estar, que nenhum exame revelou, permanece.
O seu corpo não mente, entra em colapso como forma de lhe dizer que há algo que necessita de ser mudado no seu mundo interior e/ou exterior.
Sente que pode valer a pena aprender a estabelecer pontes entre o que sente fisicamente (sintomas ou doença) e as suas emoções?
Se sim, e se precisar de orientação venha participar em todos os workshops ou apenas naquele que mais o interessar, a escolha é sua.
No decorrer dos workshops, teremos a possibilidade de trabalhar na prática um a dois casos por encontro, onde poderá trazer os seus sintomas, os seus sonhos para serem intervencionados à luz da psicoterapia corporal.
Condução
Workshops presenciais em Lisboa, de 1 hora e meia, às Segundas-feiras, pós-laboral, conduzidos por Maria Bartolomeu.
Workshops:
– A pessoa como o co-autor do seu sintoma
– As Doenças Psicossomáticas Mais Comuns e os seus Sintomas
– O corpo como “ponte” para o inconsciente
– Neste workshop poderá trazer o seu sintoma* (existe um trabalho prévio para si e que será indicado no momento da sua inscrição) e trabalharemos no mesmo viajando do plano físico ao plano emocional.
* apresentação de 1 ou 2 casos, validados por ordem de inscrição.
– Será que o sonho é um processo criativo? Para que que sonhamos?
– Quais os sonhos mais comuns?
– Neste workshop poderá trazer um sonho recorrente a ser intervencionado à luz da psicoterapia corporal, ou seja, não se trata de interpretar o seu sonho mas sim trabalhá-lo segundo o método de 4 passos onde a sua expressão emocional e corporal, bem como as associações ao momento presente serão tidas em linha de conta.
* apresentação de 2 ou 3 casos, validados por ordem de inscrição.