A carregar Eventos

A acupuntura é muito eficaz, tanto na prevenção, como no tratamento do burnout. Assim, a FiveClinic, que conta com um espaço de trabalho na Oficina de Psicologia, para estar em estreita articulação com a equipa de psicólogos em Lisboa, desenvolveu dois programas holísticos que regularizam o fluxo energético e equilibram os aspetos físicos, mentais e emocionais da sua vida, bem como o relacionamento com o meio envolvente, para que possa viver com mais alegria e vitalidade.

Componente Energy Balance

Para se sentir reenergizado e pronto para viver a vida na sua plenitude, este programa permite ao organismo reencontrar o seu equilíbrio, fundamental para retardar o envelhecimento, prevenir e tratar doenças.

Componente Anti-stress

Para o ajudar a libertar-se do stress e da ansiedade, este programa, convida-o a embarcar numa experiência rumo ao equilíbrio físico, mental e emocional, através da regularização do fluxo energético, até se encontrar em ótimas condições para responder aos desafios da vida.

Como?

Depois de uma avaliação inicial pelo seu acunpuctor, escolhem-se as zonas e pontos do tratamento, consoante o tipo de energia seja mais deprimida ou de natureza mais ansiosa, o que permite escolher a componente Energy Balance ou a componente Anti-stress, respectivamente.

O programa, de verdadeiro boost rápido, é compreendido por 4 sessões, cada uma de 1 hora – cerca de 3 vezes superior a uma sessão habitual de medicina tradicional chinesa – e inclui:

  • Termoterapia (Utilização do calor como elemento terapêutico em áreas estratégicas do corpo, como forma de remover energias bloqueadas)
  • Acupuntura (O tratamento acupunterápico consiste no diagnóstico (igualmente baseado em ensinamentos clássicos da Medicina Tradicional Chinesa) e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo. Chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado)
  • Massagem Tui-Na (É uma forma de massagem chinesa, frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas, para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais)

 

Esta é a opção mais rápida e económica para intervir numa situação de burnout, complementarmente a um processo de psicoterapia individual, uma vez que, no contexto do programa, de apenas 4 sessões triplas, cada consulta resulta num custo equivalente a apenas 15,8€.

Este programa, inserido no mês de prevenção de burnout da Oficina de Psicologia, estará disponível apenas nos dias 18 e 25 de Maio e 1 de Junho, com vagas condicionadas ao número de inscrições, que serão aceites por ordem de chegada.

Quem vai estar consigo?

Dr Fernando Fernandes, Director Clínico da Five Clinic,  e especialista em Medicina Chinesa, que há muito que vem desenvolvendo uma actividade em parceria com a Oficina de Psicologia, em Lisboa.

Inscreva-se

    Pedido de inscrição para o dia:
    18/Maio25/Maio01/Junho

    Nota: Responderemos brevemente para avaliar consigo uma hora possível no dia pretendido

    Ao usar este formulário, concorda com o armazenamento e o gerenciamento dos seus dados por este site.

    Na dúvida quanto a possibilidade de burnout?

    De manhã, custa-lhe sair da cama? (sobretudo durante a semana) É um sacrifício arranjar-se para ir trabalhar? O cansaço e a desmotivação teimam em não o abandonar? Sente que já não aguenta mais o seu trabalho? Atenção, pois pode estar a sofrer de Burnout, síndrome que, de acordo com estudos recentes, afeta cerca de 20% dos trabalhadores portugueses.

     

    O Burnout foi pela primeira vez descrito em 1974, pelo psiquiatra e psicoterapeuta Herbert Freudenberger, após constatá-la em si mesmo. Inicialmente tida como uma síndrome própria e exclusiva de profissionais de ajuda (médicos, enfermeiros, forças policiais, etc), vir-se ia a estender a outras atividades profissionais, já que, neste mundo, cada vez mais apressado e competitivo, o stress faz parte do dia-a-dia de quase todas as profissões.

     

    A auto-exigência, a pressão externa, a competitividade, a procura de reconhecimento, o excesso de trabalho, ambientes de trabalho desgastantes são fatores que, entre outros, podem levar a um esgotamento profissional, ou Burnout, que de acordo com a definição de Maslach & Jackson é uma síndrome de exaustão física e emocional, despersonalização, perda de motivação para o trabalho e de realização pessoal, que pode evoluir até ao aparecimento de sentimentos de fracasso.

     

    Se o trabalho não o faz feliz nem realiza, é bom não esquecer que pode sempre procurar outras alternativas e mudar (em alguns casos, a recuperação pode mesmo ter que passar pelo afastamento, nem que temporário). Mas muitas vezes ‘“Não é o stress que nos mata, mas a nossa reação ao stress”,  pelo que precisamos aprender a geri-lo, para voltarmos a encontrar equilíbrio na nossa vida. E estas pequenas mudanças, podem fazer uma grande diferença no processo:

    – Alimente-se de forma saudável

    – Deite-se até às 23h e durma bem

    – Pratique exercício físico com regularidade

    – Livre-se dos pensamentos e sentimentos tóxicos

    – Cultive bons relacionamentos

    – Medite

    – Contacte mais com a natureza