Expressão transformativa de emoções
23/09/2018 @ 10:30 - 14:30 WEST
| 45€Uma experiência transformativa
Esta é uma intervenção imersiva, experiencial e abrangente, de acesso e contacto com uma emoção problemática com utilização de diversos meios – escrita, desenho, pintura, colagem, etc – para a expressão dessa emoção.
Na segunda parte, os participantes são conduzidos ao longo de exercícios de visualização e de reflexão para aceder aos seus recursos internos que possam transformar essa emoção de uma forma adaptativa.
A intervenção termina com o acesso a uma expressão transformada da emoção que cada participante escolheu trazer e um ensaio sobre o que poderá ser o desenrolar futuro das situações que faziam disparar essa emoção.
O que vai acontecer?
Vamos dar espaço a uma emoção para que ela se transforme. Vamos dar-lhe chão, também, para que essa transformação venha de dentro de si, informada por aquilo que lhe importa verdadeiramente.
Mas que emoção? Qualquer uma que lhe ande a atrapalhar a vida:
zanga e os seus diversos tons: irritação, impaciência, indignação, revolta,…
ansiedade, e as suas derivações: angústia, receio, pressão, inquietude,…
tristeza, em qualquer um dos seus tons cinzentos
vergonha, culpa, embaraço, ciúme,…
As emoções que nos são desagradáveis geram em nós o instinto de evitamento: afogamo-las em actividades que nos permitem a distração, empurramos para debaixo do tapete, atiramos-lhe com tudo o que nos lembramos que as possa fazer desaparecer, reprimimos, atabafamos, fugimos.
Infelizmente, não resulta, pelo menos como estratégia de médio e longo prazo. Emoção que não é sentida é emoção que se fortifica e teima em voltar.
Por isso, é tão importante criar espaços protegidos em que possamos entrar em contacto com essas emoções, explorá-las, senti-las, expressá-las e, ao fazê-lo, deixar que elas evoluam para outras formas, nos ajudem a mapear novos rumos de vida e assim cumpram o seu objectivo.
Como nem sempre as palavras são o melhor veículo para expressar emoções, por serem pequenas demais para conter as suas muitas subtilezas de formas e cores, neste workshop cada participante irá ser desafiado a colocar no papel a vivência da emoção escolhida dentro de si, de uma forma gráfica, com recurso a diversos meios de expressão gráfica e plástica: aguarela, tinta acrílica, grafite, caneta de cor, colagem, gesso,… E desafiado a deixar que as palavras ou frases que lhe ocupam a mente tenham um lugar também nessa sua construção, num exercício de art journaling.
Mas não ficaremos apenas pelo contacto com as emoções e pela sua expressão. Porque o ser humano é grande e complexo, e um resultado emocional é composto por diversas parcelas, adicionadas em vários momentos, e indexadas internamente de acordo com construções que integram crenças e valores, conhecimentos, relações e conexões espirituais, iremos incluir exercícios de contacto com recursos internos e de reflexão individual. E, depois disso, voltaremos à emoção escolhida por cada participante e voltaremos ao papel, para uma nova expressão que, desta vez, será a expressão futura da emoção, com que a mente se comprometeu.
O que vamos fazer?
Teremos 4 horas intensas, mas divertidas e cheias de diversidade
Conectar com a emoção
Partiremos de uma situação real, previamente identificada por cada um, onde a emoção que quer trabalhar esteja contida. Com essa situação presente, iremos ter um exercício de focagem atencional conduzida para uma exploração aprofundada da emoção, de uma forma sensorial e vivencial.
Expressão gráfica
Com todo o material que terá ao seu dispor, e guiado apenas pela emoção que despertámos no exercício anterior, irá deixar que o estado emocional o conduza na criação de uma produção visual representativa da forma como esse estado emocional está a ser sentido por si e se organiza internamente.
Despertar a compaixão
Como a emoção escolhida é vivenciada como desagradável, depois desta expressão iremos fazer um pequeno exercício de compaixão e auto-compaixão, reparador e que abre o potencial de aceitação e disponibilidade emocional.
Expressão escrita
Do visual para as palavras, acrescem níveis de estrutura interna, distanciamento crítico, abertura de raciocínio analítico e capacidade para incluir outras perspectivas sobre os temas. Por isso, iremos ter um exercício de expressão escrita, fluida, quase automática, sobre o que vai dentro de si e que acompanha a emoção sobre a qual escolheu trabalhar.
Os valores que lhe traçam o rumo
E aumentamos mais um nível conceptual, acrescentando dimensões de maior abstração: os valores que o mobilizam e podem dar propósito à vida. Com dois exercícios de reflexão pessoal, irá poder enquadrar a emoção sentida num plano mais vasto que engloba a pessoa que é e quer ser e a marca fundamental que quer imprimir à sua vida e à memória que permanecerá de si.
Visualização guiada ao seu Eu sábio do futuro
Agora que acordámos dentro de si os grandes caminhos que assinam a sua vida, iremos viajar até ao seu futuro, para conhecer e consultar o seu Eu, sábio e conhecedor do melhor caminho para se manter congruente consigo próprio e alinhado com o que verdadeiramente lhe importa na vida. Será um momento muito pessoal, de escuta dos insights que residem dentro de si, abaixo do limiar da consciência, e que o ajudarão a reposicionar a emoção que está a trabalhar.
Expressão gráfica transformativa
Voltamos ao papel; às cores; aos elementos gráficos, palavras incluídas. Mas agora para projectar no futuro a situação que originava a emoção desagradável. Para descobrir como está a vivência emocional interna, agora que que lhe foi acrescentando camadas, explorando-a de outros ângulos. Para deixar que, no processo de a expressar, ela lhe surja transformada, diferente, enriquecida e, em vez de lhe subtrair satisfação de vida lhe possa acrescentar significado e gratificação pessoal. Amanhã será um novo dia!
O que traz e o que leva
Todos os materiais necessários estão incluídos nesta acção, para que não tenha de se preocupar com nada e possa estar totalmente concentrado na sua experiência transformativa interior.
No final do workshop, terá duas páginas A4 de papel especial, com a sua expressão gráfica da emoção que trouxe e daquela que transformou para levar consigo pela vida futura. Que poderá optar por rasgar, claro, porque… mais uma vez, o importante é o processo que se irá desenvolver ao longo de 4 horas. O que irá, seguramente, levar consigo é este conhecimento sobre a caminhada que pode fazer para a sua expressão emocional, em casa, com a regularidade que entender, num contexto seguro e tranquilo.
Quem dinamiza?
É e não é
Este workshop é uma experiência pessoal. Uma vivência. Um espaço de contacto consigo e de reflexão. Uma exploração do seu mundo interior.
Não é um workshop de conhecimentos, em que lhe sejam dadas informações sobre factos. Não é uma oportunidade de aprender com alguém que sabe mais sobre um tema, porque o tema é uma emoção sua e ninguém sabe mais sobre as suas emoções do que você próprio. Mesmo que não saiba que sabe.
Neste workshop vamos produzir resultados que poderiam passar por artísticos (entre outros exercícios): criação gráfica e criação de um texto escrito. Mas pensar que é um workshop de artes seria profundamente enganador.
Não estamos minimamente interessados na produção de resultados “bonitos”, “artísticos” (seja lá o que isso fôr…), equilibrados ou tecnicamente interessantes. No que estaremos interessados é na sua expressão livre da melodia interna que corresponde à forma como vibra uma emoção dentro de si. Estamos a trabalhar no processo e não no resultado, por isso, não tem de saber nada sobre expressão gráfica ou plástica, nem sentir que tenha qualquer jeito para isso.
Este workshop é um processo de análise e exploração, acesso e transformação, autoconhecimento e mudança. Tudo isto são marcas de processos psicoterapêuticos. No entanto, não é psicoterapia, ainda que seja um bom complemento de intervenções psicológicas em curso ou terminadas ou apenas uma oportunidade para dar uns passos no seu desenvolvimento pessoal.