Objetivos. Metas. Qual a importância deles? Tanto na vida pessoal, como na vida profissional vivemos numa era bastante focada na definição de objetivos e com a ideia de que, para se ser bem-sucedido, eficaz e produtivo, é muito importante ter objetivos bem claros e definidos.
Por vezes, os objetivos estabelecidos são irrealistas, como por exemplo, as resoluções de Ano Novo ou quando é esperada uma mudança repentina nos hábitos alimentares ou em relação à prática de exercício físico. É como esperar correr uma maratona sem muitos meses de treino. Então, como se podem definir e alcançar objetivos?
Os objetivos devem reunir determinadas caraterísticas de modo a serem úteis para atingir uma meta definida. A sigla S.M.A.R.T., já bem conhecida, significa que os objetivos devem ser Específicos (Specific), Mensuráveis (Measurable), Alcançáveis (Attainable), Realistas (Realistic) e Temporizáveis (Time). E o que quer isto dizer concretamente?
[h2]Específicos[/h2]
Tem de ser específico a definir o que pretende. Evite formulações vagas como: “quero ser um profissional de sucesso” ou “quero perder peso”. Antes, pergunte-se a si mesmo: o que significa ser um profissional de sucesso? Em que área? A fazer o quê? O que irá ver e ouvir quando cumprir o objetivo? O que tem de acontecer para que possa dizer que atingiu o objetivo? Em relação à perda de peso, perder 100g já é perder peso. Pode dizer que atingiu o seu objetivo? É também importante referir que os critérios usados devem ser significativos para si e não resultado de expectativas de outras pessoas.
[h2]Mensuráveis[/h2]
Como é que vai saber que atingiu o seu objetivo? Uma vez definido um objetivo específico, deve estar implícito a forma que irá usar para verificar se este foi alcançado, como por exemplo, respondendo à questão: “o que precisa de acontecer para saber que o atingiu?” Por exemplo, para saber se o seu blogue conta com 1000 visitas diárias utiliza as estatísticas do mesmo para o verificar. Se nesta altura não sabe como irá verificar o seu objetivo, significa que não é específico o suficiente, por isso, volte a reformulá-lo.
[h2]Alcançáveis[/h2]
Quanto mais ambiciosos forem os objetivos maior motivação trazem para os atingir. A possibilidade de concretização dos objetivos deve estar presente, ou seja, estes devem ser alcançáveis. Quer isto dizer que os objetivos devem ser propostos em acordo com todos os intervenientes para que estes estejam motivados a cumprir o desejável.
No entanto, certifique-se que tem as capacidades, os recursos e a flexibilidade necessários para atingir o que pretende. As expectativas demasiado elevadas podem ser um duro golpe na sua motivação.
[h2]Realistas[/h2]
Muitas vezes o objetivo é possível, mas não é realista. Considerando o realismo, pode perguntar-se: este objetivo está alinhado com o que pretendo atingir na meta final? Os objetivos não pretendem alcançar metas muito além do que os meios permitem, mas sim, estarem de acordo com a disponibilidade dos recursos presentes.
Temporizáveis – Refere-se à definição de um prazo, altura em que irá avaliar se atingiu o objetivo a que se propôs. Este ponto é um tanto relativo. Se por um lado é útil, já que motiva o compromisso com o objetivo sem o adiar indefinidamente, por outro lado, pode gerar a sensação de fracasso no cumprimento da data definida.
Neste sentido, quando define um objetivo, há que ter em conta que poderão estar evolvidos outros fatores que não controla. Por isso, poderá ir ajustando o plano ao longo do tempo à medida que verifica o que resulta ou não.
Já definiu os seus objetivos?