É sempre uma boa altura para fazer um balanço da nossa vida e estabelecer objectivos e metas para alcançar. A saúde não pode ficar para trás e como tal aproveite para instituir novos hábitos mais saudáveis.
Se o seu peso não é o mais adequado, e com ele já surgiram outros problemas como o colesterol elevado, diabetes, dores nas costas e articulações, entre outros, então esta é a altura indicada para começar a olhar por si. Ficam aqui algumas sugestões que podem ajudar a organizar a sua dieta.
- Não estabeleça metas muito elevadas, pese-se uma vez por semana ou quinzenalmente e tente perder no final do mês no máximo 2 quilos. Não faça mudanças radicais. É importante comer de tudo um pouco sem alterar bruscamente os hábitos alimentares, por isso vá reduzindo aos poucos a quantidade de comida por refeição e aumentando o número de pequenas refeições.
- Não existem “proibidos”: Ao estabelecer alimentos interditos na sua dieta, estes serão os que mais rapidamente virão à sua memória. Existem alimentos menos aconselhados e portanto deverão ser consumidos com maior moderação, mas se o fizer não se culpabilize.
- Mexa-se: Arranje um programa de actividade física, de preferência com companhia para não se desmotivar rapidamente e estabeleça um horário fixo. Sentir-se-á bem e com energia.
- Crie novos Menus: Reserve algum tempo para pesquisar novas receitas mais saudáveis, ricas em legumes e verduras. Pratos coloridos e apelativos tornam a sua dieta mais agradável.
- Junte a família: Não pense que a família “não tem culpa” e por isso “têm de comer fritos e doces” todas as semanas. Todos beneficiarão de uma alimentação mais saudável.
- Premeie-se: A cada mês que passe e o seu peso for reduzindo, dê um prémio a si mesma(o). Compre uma roupa nova ou faça um programa diferente e sinta-se leve e cheia(o) de vitalidade.
Na consulta de Nutrição da Oficina de Psicologia ajudamo-lo a construir um plano alimentar personalizado, ajustado às suas necessidades, objetivos e estilo de vida. Hoje é o dia para começar a ser mais saudável.