Sintomas de PHDA – Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
Frequentemente associada às crianças, a PHDA é uma patologia neurobiológica, caracterizada por um padrão de falta de atenção e um nível excessivo de atividade e impulsividade que também é verificável em adultos, embora o seu início seja nos primeiros anos de vida. Ao analisar os sintomas e sinais, foca-se no desajuste dos comportamentos verificáveis relativamente à faixa etária como também ao prejuízo que acarreta para o funcionamento global do indivíduo, ou seja, no grau de comprometimento, especialmente nas áreas académicas, laborais e relacionais.
A PHDA caracteriza-se especificamente por dois grupos de sintomas: os relacionados com as dificuldades de atenção e os ligados à hiperatividade e impulsividade.
Sintomas de falta de atenção (enfoque na qualidade da execução das tarefas do dia a dia da criança ou adolescente):
– Não presta atenção suficiente aos pormenores ou comete erros por descuido nas tarefas escolares ou noutras atividades, não segue instruções, embora as compreenda e parece não ouvir quando se lhe fala diretamente;
– É difícil manter a atenção em tarefas ou atividades ou organizar as mesmas;
– Esquece-se das atividades quotidianas e se as tarefas incluírem muito esforço mental, pode apresentar relutância para executá-las;
– Distrai-se com frequência e perde objetos com facilidade.
Sintomas de hiperatividade-impulsividade (enfoque na atividade corporal,de acordo com o esperado naquele contexto e na impulsividade):
–Movimentar excessivamente as mãos e os pés, mexe-se quando está sentado;
– Desajustes do comportamento, relativamente ao contexto:
– Falar muito onde é esperado que esteja calado;
– Correr ou saltar onde é inadequado fazê-lo;
– Levantar-se onde se espera que esteja sentado;
– Responder impulsivamente, incapacidade de esperar a sua vez para falar, precipitação ou pouco controle dos impulsos.
– Interromper ou interferir nas atividades dos outros.
Este conjunto de sintomas devem ser observáveis em vários contextos em que se encontre inserida a criança, como por exemplo casa e escola e terem a duração de pelo menos seis meses.
Muitas crianças são erradamente rotuladas como portadoras de PHDA, pelo que o diagnóstico desta ou qualquer outra perturbação deve ser efetuado por um profissional da área de saúde mental capacitado.