Muitas pessoas que procuram terapia com ansiedade e questões relacionadas com stress, parecem ter algo em comum: passam muito tempo focadas em coisas que não conseguem controlar.
Preocupam-se com o que as outras pessoas pensam ou passam o tempo a tentar convencer os outros a mudar. Estão ocupadas, mas não se sentem, necessariamente, eficazes. E isso acontece porque colocam o seu foco nos sítios errados ao tentar controlar sempre o ambiente à sua volta, assim como as pessoas.
E você, repara que passa uma boa parte do seu tempo a tentar controlar tudo à sua volta?
Deixo-lhe alguns indicadores para o ajudar a refletir naquilo que poderá estar a investir muito tempo, energia mental e esforço físico:
- Não é um bom jogador de equipa?
Fazer parte de uma equipa significa que tem de deixar de parte algum controlo. Afinal, não consegue orquestrar tudo o que acontece quando é responsável por 10% do resultado. Por isso, é natural que prefira o trabalho individual.
- Acredita que é 100% responsável pelo seu sucesso?
As pessoas que gostam de ter tudo sob controlo, acreditam que com esforço suficiente e aptidões conseguem realizar qualquer coisa. Não acreditam em momentos certos ou em sorte. Muitas vezes dizem “falhar não é uma opção” e estão constantemente a criticar-se a elas próprias quando as coisas não correm como planeado.
- Investe muito tempo a tentar convencer os outros a mudar?
Muitas vezes acredita que sabe o que é melhor para todos e tenta convencê-los a fazer as coisas de forma diferente.
- Tenta evitar que muitas coisas más aconteçam?
Apesar de não poder, tenta prevenir que o mal aconteça.
- Não delega tarefas?
Uma pessoa que gosta de ter tudo sob controlo, afirma que se quiser algo bem feito, deverá fazê-lo você mesmo. Recusa-se a delegar tarefas porque estão convencidos de que fazê-lo, em última análise, exigirá mais do seu tempo, porque provavelmente terão de corrigir os erros que alguém fez. Se delegam, insistem em controlar cada passo ao longo da realização da tarefa.
- Não tolera os erros que os outros cometem?
Dado que acredita que o sucesso deriva unicamente de talento e esforço, não existe tolerância por aqueles que lutam. Por isso, encara os erros como sinais de preguiça ou desleixe e pensam que todos devem ter sucesso, independentemente das suas circunstâncias.
E agora? Como deixar ir um pouco desse controlo?
Aqueles que tentam controlar tudo experienciam algumas consequências que vão desde a irritabilidade constante a uma raiva incontrolável. Além do impacto na saúde mental, existe uma perda constante de tempo e de energia.
Tente regular as suas emoções ao invés de controlar tudo ao seu redor. Construa uma confiança na sua capacidade de lidar com o desconforto e aprenda a aceitar que nem tudo acontecerá como planeado.
Com algum esforço, pode recuperar o controlo sobre si mesmo. E isso pode ajudá-lo a encontrar a paz interior que poderá estar a tentar alcançar ao controlar o seu ambiente.