Se a sua cabeça não pára e parece incapaz de “desligar o botão” da preocupação, sem o saber e pensando que é esta a sua maneira de ser, talvez tenha um problema de ansiedade generalizada. As pessoas que sofrem de ansiedade generalizada têm uma preocupação constante e excessiva, que as leva a ver todos os acontecimentos como potencialmente perigosos. O resultado é uma enorme sensação de cansaço, exaustão e de desmoralização.
A ansiedade e a preocupação nas situações de ansiedade generalizada são tão extremas que são difíceis de controlar.
É possível aprender a controlar os seus níveis de preocupação e ansiedade – a preocupação em excesso não é útil e só paralisa.
É possível aprender a gerir a intolerância à incerteza que é o combustível da preocupação – não pode eliminar a incerteza da sua vida, mas pode aumentar a sua tolerância face à mesma. A sua vida pode ser diferente daquilo que tem sido até aqui.
É possível aprender a gerir a ansiedade e a viver a sua vida de forma mais descontraída e satisfatória. Na Oficina de Psicologia, além da psicoterapia individual, privilegiamos o formato de grupo para lidar com estas questões. Quer saber porquê?
O grupo permite-nos perceber que não somos os únicos que se confrontam com essa situação, o que é reconfortante e ajuda a mitigar a sensação de solidão e de estranheza. Ao juntar-se ao grupo também assume ”publicamente” que quer mudar e o empenho e compromisso é muito maior do que se estiver a fazê-lo sozinho. É estimulante aprender com os outros e aprender ajudando os outros a ultrapassar os problemas, que afinal são também os nossos problemas.