Artigos

Regresso à rotina

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Não desespere, as férias estão quase a terminar, mas o seu bem-estar pode continuar!

Estima-se que o pós férias pode afetar negativamente cerca de 25% dos profissionais. Se por um lado, antes das férias existe alguma ansiedade e expetativa em relação ao tempo de férias e de descanso, após este período podemos ser invadidos por sintomas de depressão, irritabilidade e/ou ansiedade que dificultam a nossa adaptação.
O regresso à rotina pode assim ser vivido com algum mal-estar, traduzido em sintomas de cansaço, dores musculares, fadiga exagerada, insónia, intolerância às dificuldades do dia-a-dia, preocupação excessiva e culpa. Sentimos uma queda na nossa produtividade e um desânimo crescente.
Muitas vezes lidamos com estes sintomas da pior forma, uma vez que não sabemos ao certo o que podemos alterar para tornar este regresso mais suave e damos por nós a procrastinar (adiar as tarefas indefinidamente), a comer mais, a fumar mais, ficamos mais parados ou tentamos fazer tudo de uma vez, sem tempo para descansar ou para pensar… A verdade é que estas soluções são apenas uma reação aos sintomas negativos, que podem ser destrutivas e podem aumentar ainda mais o nosso sentido de ineficácia e bem-estar após as férias.

Damos-lhe então algumas dicas que pode utilizar para tornar este pós-férias mais suave e positivo:

1. Aceite que os primeiros dias podem ser mais difíceis. Pode sentir-se mais em baixo, a produtividade pode estar mais reduzida e pode levar uns dias até voltar a entrar na rotina completamente. Ter esta possibilidade em mente, vai ajudá-lo/a a lidar melhor com as dificuldades que possam surgir.
2. Se for possível, e por mais que custe, volte um ou dois dias antes para casa. Isto permite-lhe ter algum tempo para se ambientar e organizar, sem que a transição seja tão drástica.
3. Organize o seu sono e horários. Estes dias podem ser exatamente aquilo que precisa para voltar aos seus horários de sono, de atividade e de alimentação, diminuindo o cansaço que está muitas vezes associado ao pós férias. Ter estas questões mais práticas organizadas é meio caminho para que o resto das coisas também pareçam mais alinhadas.
4. Saiba em que ponto ficou o seu trabalho. Relembre mentalmente, pergunte a um colega ou leia os e-mails com calma, mas tente preparar-se um pouco para o que o/a espera no trabalho.
5. Organize os seus primeiros dias. De acordo com o que há para fazer nos seus dias e no trabalho, faça uma lista, crie prioridades sobre o que tem de fazer neste regresso. Isto vai ajudá-lo/a a organizar melhor a sua agenda de forma a não ficar sobrecarregado/a e também a não se esquecer do mais importante.
6. Não mergulhe de cabeça na rotina! Faça tudo de uma forma suave, aproveite a semana para fazer coisas diferentes do habitual durante o seu tempo livre. Pode aproveitar e ir ao cinema, levar a família a passear no parque, estar com os amigos para um café … afaste-se da ideia que nos diz que as coisas positivas estão todas nas férias e traga um pouco desse relaxamento e despreocupação para o dia-a-dia.
7. Relaxe. Esta deve ser uma dica para todos os dias e para todas as semanas, mas não custa reforçar neste período de pós-férias. Tire uns momentos para relaxar, seja num passeio, num momento para si, fazendo exercício físico, meditação… O que importa é que tire tempo para si e para algo que o/a faça sentir bem.
8. Pense a longo prazo. As férias terminaram, mas há outros planos a curto e longo prazo, certo? Então procure também focar-se neles, isto poderá ser a pitada de motivação que precisa para ganhar energia.

Potencie ao máximo o efeito tranquilizador e reparador que as férias podem ter e ganhe uma nova energia para agarrar os desafios do dia-a-da de frente!

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin
0
  Talvez também lhe interesse:

Add a Comment


Facebook

Get the Facebook Likebox Slider Pro for WordPress