Afinal o que é a Inteligência Emocional?

Tempo de Leitura: 5 min

Afinal o que é a Inteligência EmocionalA inteligência emocional é fundamental para o bem-estar e a saúde mental, pois permite-nos reconhecer, compreender e regular as nossas próprias emoções e responder de forma eficaz aos sentimentos dos outros.

Pessoas com alta inteligência emocional possuem maior capacidade para lidar com o stress, gerir as suas emoções e construir relacionamentos significativos. Isso resulta em várias vantagens para a saúde mental, incluindo a redução do stress, uma maior capacidade de resiliência, maior satisfação pessoal e o desenvolvimento da autoconfiança e auto-eficácia.

Existem 4 domínios presentes quando falamos de inteligência emocional: autoconsciência, autoregulação, consciência social e competências sociais.

A autoconsciência refere-se à capacidade de reconhecer e entender as próprias emoções e como elas influenciam os nossos pensamentos e comportamentos. Envolve uma consciência clara de como as emoções influenciam o modo como nos percecionamos a nós e como somos percecionados pelos outros. Por exemplo, eu tenho uma apresentação na próxima semana e estou ansioso com isso – começo a notar que me tenho sen>do irritado e menos paciente com os meus colegas. Este reconhecimento permite-me recorrer a estratégias de autoregulação e comunicar o que sinto e as minhas preocupações, de forma clara.

A autoregulação diz respeito à capacidade de controlar e regular os pensamentos, emoções e comportamentos de forma eficaz. Envolve estar consciente das próprias reações emocionais e ser capaz de geri-las adequadamente. Isto inclui a capacidade de manter a calma sob pressão, adaptar-se a mudanças, e não agir sob impulsos. Um exemplo seria quando alguém me faz uma crítica negativa – saber manter a calma e responder de maneira ponderada, em vez de reagir de forma impulsiva.

Quando falamos em consciência social, referimo-nos à capacidade em compreender as emoções dos outros, percebendo as suas necessidades e preocupações. Trata-se de perceber o que a outra pessoa está a pensar e a sentir, colocando-me na sua perspetiva, utilizando a minha capacidade de empatia. A empatia contribui para a melhoria da comunicação e interações sociais, promovendo relações mais autênticas com as pessoas ao nosso redor. Por exemplo, reparei que o meu amigo parece estar triste – ao notar essa
mudança no seu comportamento, posso demonstrar que me preocupo e oferecer o meu apoio. Ao mostrar que o ouvi com atenção e que compreendo a situação pela qual está a passar, crio um ambiente de confiança e contribuo para fortalecer a nossa amizade, ao mesmo tempo que o ajudo a ganhar uma perspetiva diferente sobre o problema.

As competências sociais relacionam-se com a capacidade de desenvolver e manter relações saudáveis, saber gerir conflitos e comunicar de forma clara e empática. Ter relações interpessoais positivas é um dos fatores mais importantes para a saúde mental, pois proporciona sensação de pertença, apoio emocional e segurança. Estas relações ajudam ainda na redução do stress e promovem a resiliência, fortalecendo a capacidade de enfrentar e superar desafios. Por exemplo, chateei-me com o meu amigo – através de
uma conversa aberta e respeitosa, vou procurar resolver o nosso desentendimento, o que irá acabar por melhorar a nossa comunicação e contribuir para uma relação genuína e profunda.

Fontes:
Goleman, D. The Brain and Emotional Intelligence: New Insights
OX, C. What is Emotional Intelligence?

Beatriz Freitas
Beatriz FreitasPsicóloga Clínica

Qual foi o interesse que este artigo teve para si?

0,0
0,0 em 5 estrelas (total de 0 avaliações)
Excelente0%
Muito bom0%
Médio0%
Fraco0%
Terrível0%

Ainda não existem avaliações. Seja o(a) primeiro(a) a escrever uma.

Newsletter 3

A NOSSA NEWSLETTER

PODE MUDAR-LHE A VIDA

  • Recheada de informações úteis da Psicologia para MELHORAR A SUA VIDA

  • É GRATUITA

  • GANHA logo um curso de RESPIRAÇÃO CALMANTE

  • Só lê se quiser

  • De PRESENTE, também recebe um GUIA para o conforto do SISTEMA NERVOSO

  • Desiste quando quiser (mas nós ficamos tristes…)

  • Fica a saber mais de Psicologia do que o seu vizinho

  • Ninguém sabe que a recebe

  • Não se arrisca a perder os nossos PRESENTES e PROMOÇÕES exclusivos

  • Sabe tudo primeiro do que os outros

2024-09-16T22:17:48+01:0016 de Setembro, 2024|
Go to Top