Chegou a tão ansiada altura do ano… Aquela em que nos preparamos para as férias, para desfrutar do sol, e de dias mais longos e quentes. Contudo, uma vez que os nossos corpos estão mais expostos, é também nesta época que se exacerba a necessidade de alcançar e exibir o corpo “perfeito”, que muitas vezes nos faz enveredar pelas chamadas “dietas loucas” e “excêntricas”, pois acreditamos que só assim poderemos alcançar o tão desejado “corpo de sonho” em tempo recorde. Atingir esta meta do corpo ideal, fortemente vinculado a padrões sociais preconcebidos de beleza e comummente popularizados nas redes sociais, como é o caso de silhuetas adelgaçadas e tonificadas, pode intensificar o stress relativo à imagem corporal, pois despoleta expectativas pouco realistas, muitas vezes inatingíveis e desadequadas, em relação à aparência física. Quando tal acontece, podemos sentir-nos inseguros e preocupados com a nossa imagem, recear o julgamento dos outros e submetermo-nos a comparações constantes, circunstâncias que podem afetar negativamente a autoestima. Nestes casos, ao invés de usufruir das férias para relaxar e desfrutar, poderemos experienciar preocupações e desafios emocionais relacionados com a imagem corporal e autoconceito, podendo conduzir a sentimentos de inadequação, ansiedade e isolamento social, causados pela vergonha e insegurança em expor o corpo, bem como pelo receio de julgamentos negativos e ridicularização. Assim, a preocupação excessiva com a aparência física impacta negativamente o bem-estar psicológico, privando-nos dos benefícios emocionais e decorrentes da socialização que as férias podem tão bem proporcionar, não permitindo relaxar, nem desligar das tensões rotineiras que caracterizaram o nosso ano.
Na busca do corpo ideal, destaca-se a adoção de dietas restritivas, em termos calóricos e nutricionais, o que pode ter consequências nefastas na saúde a longo prazo, bem como desencadear uma relação negativa com a comida, materializada em ciclos de compulsão alimentar, sentimentos de culpa e tendência para adotar dietas cada vez mais restritivas, impactando negativamente no bem-estar emocional. Simultaneamente, também é frequente que se passem a adotar exercícios físicos intensos e exagerados, que podem conduzir a lesões, esgotamento físico e emocional, e impactar negativamente a autoestima, quando os resultados não são alcançados dentro do prazo estipulado e idealizado. Assim, apesar da alimentação e exercício físico serem grandes aliados inequívocos da saúde e do bem-estar, podem tornar-se nefastos quando encarados deste modo, uma vez que são perseguidos padrões exagerados e sem qualquer planeamento, aconselhamento ou vigilância profissional.
Por ser tão importante para si e para a sua saúde e, para que não abdique do merecido descanso e bem-estar nesta época tão aguardada, partilhamos algumas dicas para melhor gerir o stress causado pela sua imagem corporal:
– Pratique a autocompaixão, sendo gentil consigo próprio, aceitando as suas imperfeições e respeitando o seu corpo, independentemente dos padrões de beleza socialmente impostos.
– Promova a autoaceitação, reconhecendo que todos os corpos são diferentes e únicos, focando-se em cuidar de si e em sentir gratidão pelo seu corpo, direcionando a atenção para aspetos positivos como podem ser a saúde e a funcionalidade.
– Priorize o autocuidado, implementando comportamentos saudáveis que promovam o bem-estar físico e emocional, concentrando-se em cuidar de si. Para o efeito, alimente-se adequadamente, adotando uma dieta equilibrada, variada e nutritiva, evitando dietas restritivas e prometedoras de resultados rápidos. Pratique exercício físico regular e moderado, evitando exercitar-se em excesso. Recorde-se que, ao adotar uma atividade física de que realmente desfrute, não por obrigação, mas sim, pelo prazer que retira da sua prática, vai ser mais consistente e recolher mais benefícios para a saúde e bem-estar, fazendo-o sentir-se melhor com o seu corpo. Invista num sono de qualidade e dedique tempo a atividades de lazer que lhe sejam prazerosas. Tenha em mente que o autocuidado é fundamental, estando associado a uma imagem corporal mais positiva e à redução do stress relacionado com a aparência.
– Reduza o tempo que dedica às redes sociais, uma vez que está demonstrado que dedicar demasiado tempo a seguir perfis associados a “imagens perfeitas” se associa a níveis mais elevados de insatisfação corporal. Recorde-se que as imagens que se encontram online nem sempre refletem a realidade, pelo que deve evitar as comparações.
– Valorize as férias, focando-se nas experiências de relaxamento e diversão, nas pessoas com quem partilha esta época, usufruindo dos aspetos emocionais e sociais positivos que lhe proporcionam.
– Partilhe preocupações e receios com as pessoas em quem confia, uma vez que poder contar com amigos, familiares e profissionais dedicados à saúde mental, pode constituir-se como um pilar basilar para o alívio do stress causado pela sua imagem, bem como para a promoção de uma perspetiva mais salutar e positiva em relação à aparência.
Aproveite, então, as férias para cuidar de si, relaxar e usufruir em pleno desta oportunidade de descanso… Afinal, esteve a ansiar por este momento todo o ano! Tenha sempre bem presente que deve sentir-se bem consigo, independentemente de qualquer padrão de beleza preestabelecido e/ou que lhe tenha sido imposto.
É importante que saiba que a vivência de stress causado pela imagem corporal pode ser nefasto para a sua saúde e bem-estar, requerendo muitas vezes acompanhamento profissional especializado. Conte com a Oficina de Psicologia para ultrapassar o mal-estar que esta altura do ano lhe possa estar a gerar, porque estamos aqui para si, para que sinta em pleno, para que se sinta melhor!
Corpos (Im)Perfeitos
Chegou a tão ansiada altura do ano… Aquela em que nos [...]
Qual foi o interesse que este artigo teve para si?
Fez todo o sentido 😉
Gostei. Escrita clara e direta às emoções.
Faz todo o sentido para mim e, honestamente, precisava mesmo ler estas palavras… Obrigada por este texto tão elucidativo e que convida a refletir em potenciais mudanças