Passou-se! E agora?
22/02/2018 @ 18:30 - 20:30 WET
| 29€Situações na sua vida
- Está a debater um tema com a sua cara-metade, eis senão quando… ele/ela “se passa”. Saltam gritos, acusações, amargos de boca antigos, injustiças e irrazoabilidades várias. E agora?
- O chefe chegou mal-disposto. Costuma resmungar apenas, mas hoje… está “passado”, vários décibeis acima durante os quais o seu trabalho já foi arrastado na lama. E agora?
- Está com um colega de trabalho, que se enerva. Parece que a vida não lhe anda a correr bem e neste momento estão a falhar os travões. A voz a ficar mais aguda, os gestos nervosos, as lágrimas ali à esquina, o drama a aumentar. E agora?
- Assim que o viu, teve logo um mau pressentimento – o sobrolho carregado, os punhos fechados e aquele andar de quem vai investir. Está furioso – talvez com a vida, talvez consigo – mas o certo é que está… “passado”. E agora?
- Sim, claro que está na adolescência e já se sabe o que é a adolescência. Mas era preciso tanto dramatismo? O seu filho vai dos 0 aos 100 de emoções, no espaço de nada e, claro, sobra para si. E agora?
Aquilo que não lhe ensinaram
Inteligência emocional, gestão de conflitos, aumento de empatia, assertividade,… Tudo temas importantes, amplamente ensinados e debatidos, mas que se dedicam a situações de longo curso. São estratégias dedicadas à maratona das relações. Não é isto que lhe vamos ensinar neste workshop. Este vai ser dedicado às situações frequentes de sprint de alto impacto! Porque o mais frequente é confrontarmo-nos com situações que descarrilam sem aviso prévio nem nenhuma provocação nossa. Pessoas que estouram o termómetro da fúria ou da ansiedade e stress, e nós somos apanhamos nas ondas de choque.
E o que fazer nesse exacto momento para desarmadilhar e desactivar o excesso emocional de quem está à nossa frente, provavelmente, ninguém lhe ensinou. Em primeiro lugar, porque exige um conjunto de técnicas que são diversificadas, e é preciso conhecer vários domínios para as saber. Em segundo lugar, porque… porque será? São tão frequentes estas situações e é tão perturbador ter este embate que é estranho não existirem cursos práticos que ensinem as técnicas simples que permitem, em poucos minutos, serenar quem está em sobrecarga emocional!
O curso
Duas horas práticas que decorrem da forma mais simples e eficaz: explicação de uma técnica seguida de role-playing.
As técnicas que vai aprender:
Não-verbais
- Sincronização e leading não-verbal
- Eye lock (padrão de contacto visual)
- Toque
- Respiração conjunta
- Time out
Verbais
- Estímulo do córtex frontal
- Surpresa e dissonância cognitiva
- Diálogo exploratório
- Do modo “queixa” para o modo “acção”
Condução
Workshop desenhado e conduzido por Madalena Lobo, presencialmente, em Lisboa.
Inscrever-se