Com base nestas perguntas rápidas poderá ter uma ideia se a Ansiedade Social pode ser algo que o esteja a afectar. De salientar que não é possível nenhum diagnóstico sem uma avaliação personalizada por um profissional de saúde, pelo que os resultados são apenas um sinal prévio quanto à possibilidade de presença desta perturbação ansiosa.
A prevalência a 1 ano na Europa ronda os 2.3%, existindo diferenças significativas em diferentes áreas do mundo, no que diz respeito quer à prevalência, quer à apresentação desta perturbação da ansiedade. Contrariamente a muitas outras perturbações, surge com igual probabilidade em adultos, adolescentes e crianças. É mais frequente em mulheres – com um rácio de 1.5 a 2.2 mulheres para 1 homem.
O que eu deveria fazer caso não possa pedir ajuda a um psicólogo por razões familiares?
Tem alguma maneira de, pelo menos, aliviar o sintoma, e que eu possa faze-lo sem o acompanhamento de um psicólogo?
Cara Aline,
Condição física tem de ser tratada por médico. Condição psicológica tem de ser tratada por psicólogo…
Naturalmente, informar-se sobre o assunto é sempre uma boa ideia, mas não chega. Em qualquer caso, deixo-lhe aqui o acesso a diversos artigos da Oficina de Psicologia sobre ansiedade social: https://oficinadepsicologia.com/category/psicopatologia/ansiedade-social-artigos/
Abraço
1/4.
Porém eu não sinto necessidade constante de socializar, a cada mês eu me isolo de forma quase total dentro do quarto por uns 2 ou até 3 dias (sem pensamentos suicidas).
Fico mais constantemente só por não ver necessidade em conversar com outras pessoas sem necessidade.
É preocupante?
É, sim, preocupante. Por favor, reveja este seu comportamento, sob pena de se começar a sentir progressivamente mal. Procure um psicólogo, se o puder fazer.
Abraço
este tratamento(acompanhamento psicólogo) eu posso fazer através de leitura e reflexão ? é possível ?
Hummm… Não… A psicoterapia requer um mínimo de duas pessoas :)
Mas a leitura e reflexão são importantes e passos a dar no seu desenvolvimento pessoal; não são é exclusivos de um processo terapêutico.
Abraço
Qual a diferença de ansiedade social e fobia social?
Nenhuma. Fobia social era o nome anterior da ansiedade social.
Abraço
O que devo fazer?
Em caso de ansiedade social deve iniciar acompanhamento psicológico!
Abraço,
O meu teste deu 4-4 , o que devo fazer?
Procurar um psicólogo clínico que possa avaliar consigo se, de facto, tem uma perturbação de ansiedade social e, a confirmar-se, qual o plano de intervenção mais eficaz para si.
Abraço