Este teste permite aferir o seu nível de solidão e isolamento social, algo de fundamental quando se fala em saúde psicológica e mesmo quando se prevê a qualidade estimada da saúde física.
Abaixo encontra afirmações que descrevem como as pessoas, por vezes, se sentem. Para cada uma delas indique a frequência com que se sente da forma como é descrita. Lembre-se que não há respostas certas ou erradas – apenas existem as suas respostas!
Olá, pessoal! Só gostaria de dizer que eu já conversei com diversas pessoas que já passaram ou ainda passam por esse sentimento e eu sou uma delas! Eu li cada comentário e fui me identificando com cada um. Eu fiz o teste e minha solidão é média, mas se eu estou sozinho é porque eu escolhi e é porque escolhemos, no caso. Isso porque muitas pessoas já passaram ou ficam na nossa vida e que são desconfiáveis, machucam ou outra coisa do gênero. Com isso, nos afastamos e preferimos não ser magoados mais por elas, seja por decepção amorosa, rejeição, etc… Não é do dia pro outro que iremos superar, mas é do dia pro outro que podemos começar a caminhar.
Maravilha, Felipe. É isso mesmo! :)
Bom caminho.
Abraço
31/40 , solidão elevada, porém eu gosto de ser sozinha…
Cara Trina,
Estar sozinha e ter solidão elevada não se relaciona. Se acusou solidão elevada é porque a sua estratégia de isolamento não só não está a ser saudável apra si, como estará mesmo a fazer-lhe mal, pelo que sugiro que comece a procurar companhia e aprofundamento das suas relações interpessoais.
Abraço
Tenho 26 anos, tenho muitos problemas com minha auto estima, auto imagem, não gosto e nunca gostei de mim, devido a minha aparência, todos algumas pessoas dizem que sou ótimo e tenho muitas qualidades,porém a solidão vem destruindo a minha vida, tenho uma tremenda dificuldade de começar uma relação, e quando começo me apego e sofro muito após o término..Sou filho único, só tenho minha mãe, está cada dia mais difícil de viver dessa forma, sempre sozinho, sempre sem ninguém, sempre triste e choroso..Me questiono muito, afinal sou uma pessoa boa, faço apenas o bem pros outros, tenho empatia, sou correto, ajudo a todos que posso e tenho que estar passando por isso e levando este tipo de vida.
Podemos ter tudo que for em coisas materiais, porém se somos sozinhos, nada disso , nem uma fortuna de dinheiro preencherá a dor da solidão , com olhos marejados escrevo isto.
Também sou uma pessoa que só consegue ser feliz se tiver alguma relação que é algo muito raro em minha vida, namorei durante o ano de 2018, fiz tudo que um ser humano pode fazer por outro que ama, e no final acabei sozinho, como sempre.
Os anos estão passando, logo os 30 estão aí, e não tenho perspectiva alguma de que até lá eu encontre alguém que me ame e goste de mim a ponto de acabar com esse sentimento que vem destruindo minha vida.
É tão difícil amar e ser amado, ter a sua companhia desejada pelos outros quando não somos “padrão social” fisicamente dizendo, é duro.
Como não tenho escolha, sigo vivendo, meu pai faleceu fazem quase 4 anos, preciso cuidar da minha mãe que é minha única motivação , a maior definitivamente, enquanto ela estiver aqui , vou fingir ser feliz , mesmo que não seja de total legitimidade, eu eu sigo tentando.
Siga tentando! Quantas mais pessoas conhecer, maior a probabilidade de desenvolver afinidade com algumas delas. O ser humano não foi feito para a solidão, o que requer que sejamos todos capazes de ir criando laços em número suficiente para que alguns desses laços nos preencham de satisfação e durem no tempo. Siga tentando – tem a vida pela frente!
Abraço
Solidão muito elevada.
Eu sei que preciso de ajuda. Estou num quadro depressivo e estou sendo acompanhado por uma psicóloga, mas as vezes eu sinto vontade de desistir de tudo. Eu preciso de amigos, de ter alguém que me dê forças para continuar. De alguém que me entenda.
Fale com a sua psicóloga para que desenhem em conjunto soluções viáveis para que possa encontrar pessoas junto das quais se sinta compreendido e aceite. Elas existem – mas é preciso um plano para as encontrar, e uma atitude propícia ao estabelecimento de relações genuínas e afectuosas.
Abraço
Olá boa tarde sou depressivo há 7 anos e sinto-me neste momento muito sozinho e sem vontade de fazer nada. Só me apetece morrer só penso em suicídio não sei o que hei de fazer. Sinto que não estou aqui a fazer nada.
Caro Alfredo,
O nosso cérebro é traiçoeiro e cheio de armadilhas… Quando não estamos bem, geram-se espirais negativas que nos fazem começar a ver tudo cada vez mais negro e as soluções e possibilidades de retoma de bem-estar ficam colocadas em pontos cegos, onde não as conseguimos ver sozinhos. Por favor, marque urgentemente consulta com um profissional de saúde mental: psicólogo clínico ou psiquiatra, para que esta espiral seja revertida e possa voltar a ficar bem.
Votos de rápida recuperação.
Abraço
Solidão elevada. Tenho alguns pouquíssimos amigos que na vdd já me decepcionaram, mas é normal. Não sinto vontade em socializar em nd, gosto mt de ficar só, mas ao mesmo tempo ou perto disso, sinto vontade de compartilhar e ter companhia. Mt medo de relacionar pq tenho mudanças de humor e não entendo mt bem os sentimentos, são confusos…
Provavelmente seja besteira mas sinto mt sono, preguiça em td, mesmo sabendo que deve me ajudar, eu queria mas não posso, o interesse é zero.. sou meio paranóica, as vezes orgulhosa e mt ansiosa. Devo realmente procurar ajuda ou simplesmente tentar mais mesmo sabendo que não mudará? A natureza humana é incrível mas cruel e confusa..
Cara Joyce,
Procure ajuda especializada! Somos todos péssimos advogados em causa própria e terá, seguramente, vários pontos cegos que requerem uma pessoa treinada para os ver.
Abraço
Solidão elevada, eu realmente tentei e continuo tentando mas cada vez mais sem esperanças, tentei de tudo pra encontrar pessoas legais por anos e cada vez mais eu me deparava com pessoas que me usavam até enjoar, gente falsa por toda parte, cheguei em um ponto que me isolei ao extremo por não aguentar mais me estressar com as pessoas, a misantropia ficou maior ainda, eu não sei que caminho seguir, pois todos que conheço e conheci aqui são falsos e egoístas(NÃO é vitimismo, eu tentei conhecer um a um e só me lasquei), e o pior de tudo, é que a cada dia acho os seres humanos mais desinteressantes, não conseguindo mais me motivar a socializar, pois não consigo mais ver nada de interessante nas pessoas, não tenho mais empatia com pessoas, e no fim todo relacionamento que crio se torna temporário por eu não aguentar mais ninguém, e inevitavelmente passo a ver as pessoas mais como objetos tão desprezíveis quanto um, então tá difícil demais socializar e fazer amigos sendo que já perdi totalmente o amor pela humanidade. Fui em psicólogo, não ajudou, e agora não sei mesmo que rumo tomar.
Caro Francisco,
É sempre saudável duvidarmos das nossas percepções, sobretudo porque a percepção é um processo intensamente subjectivo. Neste caso, será de pensar que, num mundo sobrecarregado de população, seria estranho que todas as pessoas fossem falsas e egoístas ( ou que todas fossem fantásticas…). Por isso, ou tem tido muito azar com as pessoas que conhece ou não tem conhecido um número suficiente de pessoas para poder encontrar aquelas que sente como mais interessantes para si. E cultivar uma atitude em que espera o pior, com base na sua experiência passada, e se retrai, não vai ajudar na criação de relações genuínas e de interesse mútuo.
Se não conseguiu trabalhar com um psicólogo, a minha sugestão é de que procure outro. Continue a tentar – afinal também é uma relação, e está a tomar uma decisão de que não vale a pena com base numa experiência prévia que não resultou, tal como, aparentemente, está a fazer com as pessoas em geral.
Abraço
Solidão muito elevada.
Eu realmente me sinto muito só e sinto um aperto no peito todos os dias quando me vejo assim. Eu tenho dificuldades pra me relacionar com as pessoas, finjo que não preciso de ninguém e se alguém começa a gostar de mim eu corro pra longe. Acho que eu só tenho medo das pessoas se cansarem de mim uma hora ou outra. Faço terapia, mas ainda não sei como lidar com isso.
Cara Amanda,
Se se aproximar das pessoas, elas aproximam-se de si. Se se afastar, elas também se afastam… Lembre-se que ninguém pode ver somo se sente: por muito medo que tenha de ser rejeitada pelos outros quando se aproxima, isso é invisível, por isso, sugiro que procure os outros, independentemente do medo que tenha. Se não cortar o círculo que a está a prender na solidão, os resultados vão continuar a ser os mesmos.
Abraço
Solidão Elevada. Realmente as vezes me sinto só, gosto de ficar sozinho, não tenho problemas com relação a isso mas o fato é q só tenho 2 amigos e eles não saem mais comigo, ir ao cinema sozinho pra mim é uma tortura, tbm não tenho uma namorada, coisa da qual eu gostaria muito de ter. Faculdade não é uma coisa q desejo tanto na minha vida, talvez por isso me seja tão difícil fazer novas amizades. Ao mesmo tempo q tenho muitas coisas q desejo realizar em minha vida não sei como começar
Caro Wellington,
Parece ser um indicador importante para poder movimentar-se no sentido de alargar a sua rede social.
A melhor forma para estabelecer um plano é procurar ajuda junto de um profissional de saúde perto da sua área de residência, para que em conjunto possam avaliar os seus recursos e vulnerabilidades de forma a sentir-se focado nesse plano.
Um abraço
Me sinto extremamente solitária. A solidão me enfraquece. Saio apenas para cumprir o necessário e volto novamente para casa. Durmo muito e me alegro quando a noite chega para dormir novamente. Não vejo alegria em viver sozinha. Adotei um cão e ele se tornou meu segundo amigo depois de Deus. Meu consolo é saber que o tempo esta passando muito rápido, e logo, tudo vai acabar.
Cara Eli,
Parece estar a passar por uma fase de sofrimento, na qual a solidão parecer ser apenas uma das manifestações.
É muito importante que procure ajuda rapidamente junto de um profissional de saúde, que poderá desenvolver consigo um plano que a faça retomar bem-estar!
Um abraço
Me sinto extremamente só. Mas, não encontro pessoas que me compreendam. Então, sempre tem aquela sensação de superficialidade na relação. SCR
Muitas vezes, o que contribui para a solidão é precisamente a baixa expectativa em relação aos outros… Tente manter o coração aberto e confiar de que, entre muitas pessoas, haverá algumas com quem poderá ir tecendo uma relação de confiança e amizade!
Abraço
fiz o teste no lugar de minha filha de 21 anos, pois sinto a tristeza dela, no ano passado ela tentou suicídio, dificil pra mim falar sobre isso, fez tratamento durante uns 6 meses com remédios, psiquiatria e psicologo, mas ela parou, foi fazer teatro, hidroginástica, mas já parou tbm, esta fazendo cursinho agora para prestar vestibular e cuida da irmazinha menor a qual ela ama demais, mas sinto ela longe, como se não estivesse aqui, é triste e ainda tenho muito medo…
Será que a sua filha se poderá disponibilizar para ir falar com um psicólogo? Era muito importante que isso acontecesse!
Abraço
Solidão elevada. Tenho poucos amigos que compartilham dos mesmos gosto que eu , alguns estão casados e cada um tem a sua vida. Minha solidão maior é a solidao afetiva pois ninguém se interessa por mim , se eu demonstro interesse as pessoas correm e eu não sei qual é o meu problema. Neste momento estou chorando pq mais uma vez me sinto impotente e solitária por não conseguir fazer com que gostem de mim. A pessoa com quem eu ficava já não me quer mais sempre acontece o mesmo sempre encontram alguém pra por no meu lugar . Sou inteligente , viajada, gosto de natureza , filmes , sei conversar sobre qualquer assunto , esse lance de se valorizar eu ja faço mas os outros nao me valorizam mesmo. Eu não tenho sorte são muitas decepções penso em me entregar.
Com essas características, de certeza que é apenas uma questão de tempo até encontrar pessoas com quem se sinta verdadeiramente acompanhada, compreendida e estimada!
Abraço
Eu me sinto sozinha em casa e na escola, eu não tenho amigos (em geral)
Eu vejo o lado bom de não ter amigos
e eu não choro por isso
mas estou esperando alguém se importar comigo mesmo porque conheço várias pessoas
e eles são apenas pessoas até de enfeite na minha vida
Espero ter uma amiga boa e confiante que me ame muito.
bem impossível, mas tenho fé
O futuro reserva-nos sempre muitas surpresas – nem todas boas, é certo, mas muitas delas verdadeiramente maravilhosas! Saia, fale com pessoas, seja genuína, interesse-se pelos outros e… os amigos começam a aparecer!
Abraço
O meu resultado deu 30 de 40. Mas o mais “engraçado” e que eu n sinto necessidade, nunca tive na vdd, eu não perdurou em amizades não por motivos de discórdia ou algo que vália, mas seila parece que eu não quero. Em comparação as outras pessoas eu tenho consciência d q sou no mínimo diferente. Sempre gostei de ficar sozinha, até prefiro, mas também tenho a consciência de que isso não é saudável. Mas se eu me sinto assim melhor será que eu devo tratar isso como um problema??
O melhor critério de decisão quanto a procurar ajuda é a forma como se sente: se se sente bem, não vale a pena :)
Abraço,
Solidão elevada. E é exatamente assim que me sinto, em completa solidão, sinto que não faço falta pra ninguém e que minha existência não faz sentido nenhum, não tenho amigos, com quem desabafar, muitas vezes choro sozinha quando esse peso todo recai sobre meus ombros, sou uma pessoa totalmente insignificante e incapaz.
Cara Cris,
A solidão requer que comece a reverter a espiral negativa: seja pro-activa, aproxime-se dos outros, repare nos seus aspectos positivos, elogie, contribua, ajude, escute, esteja presente. Vai ver que se inicia uma espiral positiva, com reacções positivas dos outros em resposta às suas e que, em menos de nada, a sensação de solidão vai embora.
Abraço
Cris, não se sinta assim. O Eterno, Feitor de todas as coisas sempre está com você. Clame por Ele e Ele vai lhe ouvir. Ele enviou Yeshua, seu Filho amado para nos fazer companhia e nunca mais nos sentirmos sós. Procure ajudar as pessoas e não se sentira mais sozinha. A bondade virá até a você e terá amigos. Não desista. Persista e busque ao redor pois haverá sempre alguém que precisará da sua companhia. Shalom.
O meu nível deu solidão elevada. Comecei a morar sozinha em Março e não está fácil. Fazem duas semanas que choro todos os dias por me sentir sozinha, sentir falta dos meus pais e desejar estar em outro lugar. Comecei a faculdade numa cidade que odiava e, apesar de me sentir grata por tudo, principalmente pelos amigos e curso, não consigo me ver nesse lugar por muitos anos. Desejo morar em outra cidade, mas não sei se são os planos de Deus pra mim.
Cara Júlia,
Talvez queira começar a tomar decisões para resolver o que não está a correr bem na sua vida – ninguém pode fazer isso por si, e estar infeliz numa situação que talvez possa ser melhorada ou mudar não traz nada de bom ou útil.
Abraço,
Baixa auto estima, não confiar no outro, medo da rejeição são causas ou sintomas da solidão. Porque tudo isso junto sou eu… Pelo resultado mais que obvio tenho solidão avançada. Me sinto infeliz sempre, mesmo quando não há motivo ou quando deveria estar feliz. Sempre existiu esses vazio em mim. Não acredito que tenha solução.
Cara Poliana,
Há alguma probabilidade de, na base daquilo que descreve, poder estar a sofrer de uma depressão, o que tem tratamento e que deveria ser iniciado o mais rapidamente possível. Por favor, considere consultar um psicólogo.
Abraço,
Me sinto desprezada pelas pessoas que mais gosto, nunca me chamam para sair. Parece que não existe mais amizade. Eu não tenho amigos para sair. As pessoas que conheço são quase todas comprometidas. Odeio final de semana. Não tenho ninguém.
Sugestão: procure grupos que se reúnam de acordo com interesses que tenha – ar livre, desporto, cultura, artes manuais, etc. Assim poderá conhecer pessoas com quem partilha algo e começar a criar novas teias sociais.
Abraço
Me sinto rejeitada por todo mundo. Não ligo de ficar só, na verdade, até prefiro.
Tenho me afastado de todo mundo porque percebi a algum tempo que os amigos e familiares nunca me procuram e quando procuram, ou querem favores ou por pena porque estou sozinha.
Sempre tenho a sensação que as pessoas não gostam da minha companhia e que quando conversam comigo, é quase que uma obrigação.
MUNDO INJUSTO E INGRATO
Como disse: é uma sensação… Uma armadilha do seu cérebro; apenas isso. Entre as pessoas que conhece, seguramente que haverá quem lhe quer bem e a valoriza!
Abraço
Solidão e isolamento social.
Eu tenho sim muita dificuldade em me aproximar, rejeição é o que mais tenho na vida, muitas vezes tenho o sentimento de não pertencer a nada e lugar nenhum. É triste esse sentimento.
O tema social é sempre uma dança de dois parceiros onde convém lembrarmo-nos que comportamento gera comportamento. Se optar por se aproximar dos outros com confiança e optimismo, curiosidade e interesse genuíno, o mais provável é que essas atitudes sejam devolvidas mais vezes do que cultivando uma atitude de evitamento, receio, estranheza e encolhimento sobre si própria. É preciso mudarmos algo em nós próprios para criar mudança na forma como os outro se relacionam connosco.
Fica a reflexão, para o caso de achar que pode ter interesse e cabimento na sua vida.
Abraço
Tenho facilidade em conhecer pessoas, porém não confio nelas, sempre me sinto sozinha, com um sentimento que nunca vou conseguir conquistar nada na vida.
Um dia está tudo bem, no outro péssimo
Cara Gessica,
Confiar ou não começa como um acto de fé… Comece por considerar os outros inocentes até prova em contrário, e confiar :) E aproveite e confie em si também. Parece pouco mas é o suficiente, muitas vezes, para iniciarmos uma espiral positiva.
Abraço
Solidão muito elevada… mas não consigo fazer amigos, estou desistindo, não suporto rejeição.
Talvez o facto de ficar com medo de ser rejeitada possa estar a contribuir para não tentar fazer amigos? Mas esse medo da rejeição convinha ser avaliado e resolvido – sugiro que marque consulta com um psicólogo o quanto antes.
Abraço
O meu deu solidão muito elevada,
Mas tenho problemas em fazer amigos, não confio nas pessoas e tbm tenho grande dificuldade de me apegar
Resolvi me isolar em meu próprio mundo
Pois assim ninguém vai me machucar em vários sentidos
Cara Mel,
Com uma decisão de se isolar, é certa a sensação de solidão… Não escolhemos os medos que temos – por exemplo, o medo de ser rejeitada. Mas a rejeição faz parte da vida e vem no mesmo barco da aprovação – ganham-se uns, perdem-se outros. Aquilo que cada um de nós pode escolher são as suas acções: aproximar-se ou afastar-se, por exemplo. Se escolher aproximar-se, apesar do medo da rejeição, e da dor que inevitavelmente ocorre quando isso acontece, vai ser que consegue estabelecer relações interpessoais significativas e que isso irá afastar a solidão.
De qualquer forma, sugiro que procure acompanhamento psicológico para reparar as experiências de vida que a levaram a desenvolver esta sensibilidade à rejeição.
Abraço
o meu deu solidão elevada e isolamento social, isso é algo que precisa de tratamento urgente ?
Precisa sobretudo que tome acções mais direccionadas para cuidar das suas relações interpessoais! Aproximar-se das pessoas, cultivar as relações que tem, conversar, partilhar, fazer coisas em conjunto. A conexão social é crítica para a saúde física e psicológica!
Fique bem. E saiba que estamos deste lado.
Abraço
Nem todas as solidões são iguais. Ou são?
Nenhuma solidão é igual. Nenhum ser humano é igual. E nenhuma experiência emocional é igual.:)
Abraço,