AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

No grande tema da Educação, principalmente nas dificuldades que são vividas por vários jovens e famílias é essencial, mais do que atribuir um nome imediato a uma dificuldade específica ou perturbação ao nível do desenvolvimento/aprendizagem, estar atento a sinais de alarme.

As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas escolas, em muitas famílias e assumem-se como uma gigante areia na engrenagem que dificultam o sucesso escolar das nossas crianças. Estas dificuldades existem sempre que um aluno apresente um perfil de funcionalidade discrepante com o esperado para sua faixa etária e nível de escolaridade. Podem traduzir-se em dificuldades de concentração, dificuldades na leitura e escrita (leitura silabada, trocas fonológicas, erros ortográficos) orientação espacial e perceptiva comprometida.

Uma atitude informada e de prevenção por parte dos pais, escola, e outros intervenientes educativos podem ajudar na identificação de alguns sinais de alarme que não devem ser ignorados: aquisição tardia da linguagem; trocas fonológicas, agitação psicomotora; leitura silabada e incongruente. Na existência de um destes sinais de alarme deve ser realizada uma avaliação conjunta entre escola, família e profissionais de saúde de modo a existir uma intervenção atempada não comprometendo assim o percurso pessoal e académico da criança.

A escola tem o papel de sinalizar junto dos pais e intervenientes educativos quais as dificuldades sentidas com o aluno de forma a encontrar a intervenção mais adequada a cada caso. Deve também, se assim o considerar e existir um relatório que justifique, referenciar o aluno para os apoios educativos que considere mais ajustados.

Os pais devem ser aliados da escola neste processo para melhor compreender a situação; evitar procurar rótulos imediatos sem a ajuda de um profissional; perceber qual o modus operandi que melhor se adequa ao seu filho e estar informado e consciente das medidas tomadas para permitir o seu sucesso. A par desta atitude é fundamental um trabalho atento em torno da psicomotricidade e em torno das ferramentas de leitura a escrita que se assumem como essenciais para dotar o percurso das crianças com as estratégias e ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento.

Dificuldades de aprendizagem