Baixar a ansiedade de falar em público
20/04/2018 @ 18:30 - 21:30 WEST
| 55€Será que é demais?
É difícil que qualquer pessoa pense em dirigir-se a uma audiência, e ter de falar sob o olhar expectante dos outros, sem sentir a tensão a instalar-se. Talvez oradores muito frequentes, pessoas com uma experiência tão diversificada que já se sentem como peixe na água. Todos os outros sabem que contam sempre com umas pernas meias tremidas, um estômago embrulhado e talvez uma noite anterior bastante mal dormida.
Isto é o normal para o comum dos mortais. Mas uma percentagem bastante grande de pessoas cria tensão e ansiedade acima daquilo que é funcional, por vezes mesmo, impeditiva de um bom desempenho. Se não tem a certeza de qual é o seu caso, faça este teste.
Quando a ansiedade sobe para o “vermelho”, fica difícil focar a atenção, ter uma boa fluência verbal e pensar com clareza. E, pior do que isso para algumas pessoas, torna-se visível a olho nu: das temidas “brancas”, às mãos e voz que tremem. Quem está ansioso para lá daquilo que seria uma boa activação do estado de alerta e de concentração tem dificuldade em ter uma boa prestação quando chega o momento de apresentar uma comunicação em público.
A oportunidade
Neste workshop da Oficina de Psicologia pode beneficiar da elevada experiência de dois psicoterapeutas numa ferramenta surpreendentemente rápida e eficaz – EMDR – e que vão ajudá-lo a regular esta ansiedade excessiva.
Vamos começar como detectives e descobrir como é que o seu cérebro aprendeu que falar em público é potencialmente negativo.
Tendo encontrado as experiências passadas da vida de cada um onde foi aprendendo a reagir com tensão emocional às situações de falar em público, partimos dessas experiências muito individuais e ajudamos o seu cérebro a rever a aprendizagem que fez, para que não esteja a enviar-lhe mensagens de ansiedade na sua vida actual.
Depois vamos fazer algo de parecido com os estímulos que, para cada um dos participantes do workshop fazem disparar uma sensação perigo face a estes desafios com que se defrontam na sua vida. Com EMDR, mas ao qual vamos acrescentar um pouco de programação neurolinguística, para aumentar a probabilidade de estes gatilhos ficarem inactivos – surgem na sua vida, mas já não geram a insegurança e ansiedade em si mesmo.
E depois, ajudamo-lo com a projecção dos próximos momentos que antevê na sua vida, e para os quais irá precisar de ter a ansiedade ajustada, e ajudamos o seu cérebro a programar-se para lidar com eles com a tranquilidade certa, indo buscar reservas que tem arquivadas dentro de si. E damos uma ajuda adicional, ensinando-lhe a mobilizar o corpo para uma postura de confiança e segurança em si mesmo e nas suas capacidades.
Em 3 horas apenas, diversos conhecimentos de diversas áreas da Psicologia e não só, traduzidos numa sequência intensa de exercícios, capazes de criar mudança imediata.
Vai arriscar perder esta oportunidade?
Os estudos dizem-nos que os grandes arrependimentos se referem àquilo que deixámos por fazer e não ao que fizemos! E quem fica ansioso por falar em público vai perdendo diversas oportunidades de carreira profissional – cala-se em reuniões, evita situações de exposição pública, opta por não apresentar as suas ideias e por não assumir cargos que exigem que se defronte com uma plateia.
Liberte-se da ansiedade excessiva! O workshop tem a duração de 3 horas, em regime presencial, em Lisboa, no dia 20 de Abril, às 17:30. O nº de participantes será pequeno (máximo de 10 pessoas), para garantir uma atenção individual ao longo dos exercícios, já que é intensamente prático e experiencial.
Quem beneficia?
Qualquer adulto (>18 anos) que se sinta condicionado nas suas opções de carreira e vida profissional pela ansiedade de falar em público e queira uma resolução prática e rápida deste excesso ansioso que lhe permita retomar a liberdade nas suas escolhas pessoais.
Uma nota de atenção: este workshop não visa o tratamento de situações de base traumática, que é objecto de um processo de psicoterapia individual, mas sim o desenvolvimento de uma competência, que permita retomar um nível adequado de tensão emocional e correspondente estado de alerta quando tem de se dirigir a uma audiência para comunicar.
Quem conduz?
Inscrever-se