Leonor Colaço
Marcação de consulta
A Psicologia foi um percurso que se foi construindo e consolidando na minha vida desde o início do ensino secundário, altura em que comecei a pensar na Psicologia como um caminho no qual me sentiria realizada. Esse caminho, não estando livre de desafios, foi um caminho do qual não me consegui desassociar – e nem pretendo! – ao longo dos anos, e no qual se foi aprofundando o meu interesse pelas pessoas, pelas suas histórias de vida, e pela forma como aquilo que se pensa, se sente e se faz influi e interage na própria construção da identidade e dos relacionamentos.
Vim do Alentejo estudar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e em 2009, concluí o Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialização na área da Psicoterapia Cognitivo-comportamental e Integrativa.
O estágio académico foi realizado no Serviço Aberto à Comunidade da faculdade, na área de Psicoterapia de Adultos, e o meu estágio profissional no Serviço de Psiquiatria de Adultos do Hospital de São Francisco Xavier – Centro Hospital de Lisboa Ocidental.
Ao longo dos anos o meu contexto de trabalho foi-se diversificando, bem como as populações alvo de intervenção. O meu percurso foi passando por prática clínica privada, projetos na área social, formativa, promoção de competências socioemocionais, intervenção em contexto escolar num Centro de Recursos para a Inclusão e prática clínica numa IPSS. Tive ainda uma experiência internacional, num centro de acolhimento temporário para mães e crianças em risco, em Itália.
Todas estas experiências me permitiram descobrir o prazer do trabalho com crianças, adolescentes e as suas famílias, sendo esse o cerne da minha intervenção atual, e que me deu um sentido de missão ainda maior, o de ajudar crianças a crescer, acompanhá-las nos seus desafios e dificuldades, e de contribuir para relações familiares mais harmoniosas.
Ao longo da minha prática clínica e percurso formativo com crianças e adolescentes fui desenvolvendo competências no âmbito da avaliação psicológica e na intervenção em problemáticas do foro da ansiedade, depressão, problemas comportamentais, hiperatividade/défice de atenção, dificuldades de aprendizagem, perturbações do desenvolvimento, bem como intervenção parental. Tenho desenvolvido interesse por áreas como a neuropsicologia e neuroeducação, bem como por mindfullness e terapias cognitivas de nova geração.