Este teste destina-se a um rastreio inicial da possível presença de uma depressão, para a população adulta. Salientamos que nenhum teste ou questionário poderá substituir um profissional de saúde mental no diagnóstico de uma perturbação clínica. Poderá, contudo, ser um bom indicador que lhe permite decidir se deve procurar ajuda.
É uma tradução portuguesa do PHQ-9 e foi desenvolvido por Robert L. Spitzer, Janet B.W. Williams, Kurt Kroenke e colegas, com uma bolsa de estudos da Pfizer Inc.
Responda de acordo com o período dos últimos 14 dias. Em quantos desses dias foi afectado por algum dos seguintes problemas?
Depressão severa ??
Preciso de ajuda.
Cara Renata,
Tem de procurar um psicólogo clínico e da saúde qualificado para ser avaliada e tratada!
Votos de recuperação rápida.
Abraço,
O meu deu depressão severa, mas eu considero muito mais difici de conseguir algo nesse momento…
Tenho 14 anos, desconfio de ter depressão há uns 2 anos, sempre sofri bullying, namorava uma garota que me deixou por eu me sentir muito triste, acabei fazendo ela se achar insuficiente e achando que a culpa de eu me sentir tão mal é dela. Terminamos esse relacionamento há 2 meses, eu sonho com ela as vezes e acabo acordando chorando, quase todos os dias… Eu fico só jogando videogame e estou engordando bastante, não consigo parar de comer, parece que minha fome é insaciável. Reprovei de ano injustamente, e não poderíamos abrir processo contra minha escola pois eu já não estava mais matriculado. Penso em suicídio quase todos os dias e comecei a me cortar 2 anos atrás (hoje eu consigo me segurar para não me cortar), por mais que eu tenha vencido o bullying e a automutilação, sempre tenho vontade de me matar. Quando eu me cortava, jogava perfume nos cortes pra doer mais, pessoa desculpa por tudo que faço. Me sinto péssimo, a pior pessoa do mundo, minha mãe me xinga por tudo, não posso dormir, não posso jogar, não posso sair, não posso fazer nada que eu quero… E quando faço de tudo pra ela ver que me importo com ela, ela me xinga dizendo que não amo ela, que quero ver ela sofrer, que ela era a empregada e tudo mais… Meus amigos e amigas tentam me ajudar, até que conseguem, mas ainda não é o suficiente pra me fazer me sentir melhor… Só não cometi suicídio porque eu amo minha família, quero ver o Brasil melhor (adoro política) e eu confio que Jair vai fazer isso… E o maior motivo mesmo é que quero voltar com minha ex namorada. Se eu disser para minha família que tenho depressão, que quero ir pra um psiquiatra, eles vão rir de mim e ignorar, como se eu fosse uma criança que não sabe o que fala. Sou totalmente incapaz, insuficiente e não sirvo pra basicamente nada.
Caro Gabriel,
O mais comum é que o mundo seja um pouco melhor do que aquilo que imaginamos, sobretudo quando o cérebro está deprimido. Se falar com os seus pais é muito provável que, mesmo que eles não entendam, o levem a um profissional de saúde mental, por isso, por favor, fale com eles. O pior que pode acontecer é… não acontecer nada, por isso, vale a pena a tentativa.
Abraço
Bom, o meu teste deu “depressão severa”
Eu tenho 17 anos de idade e ando com sintomas depressivos desde que o ano começou. Eu não consigo dormir direito, não consigo descansar, quando eu consigo dormir, eu infelizmente acordo do nada, ando chorando muito ultimamente, não tenho disposição pra sair, e quando eu saio, eu sinto um vazio enorme, por mais que eu esteja rodeada de pessoas que eu gosto, eu não consigo prestar atenção no que acontece ao meu redor, meu apetite vai e vem, meu corpo está completamente esgotado e minha mente tá uma confusão (aconteceram coisas terríveis ultimamente).
Por mais que eu tenha bons amigos, um bom namorado e uma boa família, eu me sinto completamente sozinha e vazia, não sei mais o que fazer. Estou escrevendo esse comentário em prantos!
Cara Helen,
Face ao que descreve, o mais importante neste momento é encontrar um psicólogo qualificado que a possa ajudar.
Votos de boa recuperação
Abraço
O meu deu depressão moderada, esses sintomas vem e voltam, fico algumas semanas bem, depois o pensamentos pessimistas e de inutilidade voltam a me atormentar. Eu tenho muita dificuldade de concentração no trabalho, sinto que deveria ser melhor no que faço, me cobro muito e sempre fico tentando saber o que as pessoas pensam sobre mim. Eu tenho muita dificuldade em me abrir e de se associar mais com as pessoas, principalmente no trabalho. Já tentei falar com minha família, mas não adiantou em nada, eles não entendem e me sinto tão sozinha as vezes. Sinto que isso me atrapalha na vida pessoal e profissional, parece que estou presa numa caixa e não sei como sair, como se eu mesma não me importasse se eu não estivesse aqui. Já tive pensamentos suicidas, mas nunca tive coragem de cometer algo, eu só queria que isso parasse, queria poder me sentir mais viva e confiante de mim, me amar…
Cara Thainara,
Face ao que descreve, o mais importante neste momento é encontrar um psicólogo qualificado que a possa ajudar.
Votos de boa recuperação
Abraço
Olá, provavelmente ninguém vai responder a isto, ninguém vai ver mas eu preciso tanto desabafar com alguém! Tou farta da minha vida, farta de tudo. Posso ser ainda nova, a vida dá esperanças, mas não saio deste beco há mais de 5 anos!! Eu fiz de tudo, guardei segredos de morte, sofri e sofro pela sociedade e pensava que os meus sonhos mantiâm me viva. Enganei me. Eu peço ajuda indiretamente, através de textos, de músicas de indiretas de TUDO! Ninguém quer saber de mim, nem os meus pais. Eles e todo Mundo estaria melhor sem mim! Não quero dar mais lamúria…. obrigada a quem leu isto.
Cara Joana,
Não é boa ideia pedir ajuda indirectamente, nem por meio de subtilezas. A ajuda pede-se com a palavra “Socorro”, gritada alto e bom som, e a quem possa e deva ajudar. Por favor, dirija-se a um psicólogo, psiquiatra, médico, centro hospitalar, centro médico… e peça ajuda!
Boa recuperação.
Abraço
Creio que tenho depressão há mais de 15 anos, mas nunca procurei tratamento. De uns tempos para cá, tudo tem piorado. Os dias estão mais pesados. Não saio, choro quase o tempo todo. Confesso que o suicídio tem sido tentador para mim. Não sei o que fazer, não tenho família, não tenho emprego, não tenho amigos, não tenho nada. Preciso muito de ajuda, por favor!
Caro Jhoni,
Tem mesmo de procurar tratamento. Em caso de dificuldade financeira, no seu país de residência terá seguramente opções comparticipadas pelo Estado ou a cargo de ONG’s. O serviço de psiquiatria dos hospitais públicos também poderá ser uma boa opção. Mas tem de encontrar tratamento!
Fico a torcer por si.
Abraço
O meu teste deu depressão severa, mas acho que não é realmente nada muito ruim. Eu tenho vários motivos para ser feliz, mas por incrível que pareça, pensar que eu estou triste mesmo tendo tantas coisas para ser feliz me deixa mais vazia ainda. Eu estou sempre me cobrando, mas já tenho lidado com a reprovação de todo mundo sempre que tento. Eu passo muito tempo sozinha, querendo estar com os outros, mas sempre tem alguma coisa que me prende. Sempre que saio em público imagino que os outros estão falando coisas horríveis sobre mim. Na minha cabeça ninguém se importa comigo e um dia todos vão me deixar. Eu tentomelhorar, mas sempre termino na cama com vontade de chorar, sentindo o mundo cinza e um vazio.
Cara Amanda,
Acabou de descrever uma depressão, que poderá, mesmo, ter alguma severidade preocupante. Por favor, comece um tratamento o mais rapidamente possível.
Abraço
No meu deu depressão moderada, todos os dias eu fico desanimado, fico preso em minha propria mente, fico imaginando que a minha namorada a qualquer momento pode parar de me amar, mesmo ela estando muito bem comigo, ja tentei suicidio etc, eu tomo floral, mas não adianta muito não.
Pois não Vinicius. Ajuda tanto como tomar floral para curar uma perna partida… Por favor, procure ajuda psiquiátrica ou psicológica, porque é pouco provável que o que tem passe sozinho sem tratamento.
Abraço
No meu caso acho q meus pensamentos sobre meus erros me consomem cada ves mais, me sinto sozinha a todo momento e quando estou com alguem me isolo e quando estou sozinha quero companhia me sinto afrita nao controlo mais minhas emoções elas estao bagunçadas ah verdade e q tudo me parece um quebra cabeça de mil peças e talves eu seja orgulhosa dimais para demostrar q presiso de ajuda
Talvez esse orgulho esteja a ser o seu pior inimigo?
Talvez o queira substituir pelo orgulho em ter tido a coragem de pedir ajuda e ter tomado as rédeas da sua vida?
Deixo-lhe o desafio.
Abraço
Sinto me triste com vontade de chorar, cansada, sem vontade de levantar, apenas dormir, para mim nada já tem muita graça, penso que tudo tem ficado bastante cinza na minha vida, minha alegria as vezes ainda e de estar com pessoas que eu amo, mais tenho medo de isso também ir embora.
Cara Aline,
É mesmo difícil sentir-se assim! Mas um bom psicólogo pode ajudar, e muito. Tanto que pode começar a ver e sentir a vida de uma forma completamente diferente! Procure apoio especializado!
Votos de recuperação rápida.
Abraço
A verdade e que a vida nao e justa com todos. Evo sofrimento e uma ferida aberta. Quem dera ae tivesse um botão pra desligar a dor e nunca mais sentir.
Cara Rosi,
Como disse Buda: “A dor é inevitável; o sofrimento é opcional”. Recomendo vivamente que procure um Psicólogo Clínico e da Saúde que possa avaliar o que se passa consigo e ajudá-la a recuperar o bem-estar.
Abraço
estou com depressão a muito tempo tudo começou coisas erradas que eu fazia, eu era crente batizado mas cometia muitos erros pecados, mas eu orava e me sentia bem mas com o passar do tempo e tantas recaídas e promessas que não foram compridas porque eu sempre voltava para os mesmos erros,comecei a me sentir muito mau e as orações já não me trazia mas paz,então um dia um dia ouvi falar em pecados para morte e comecei a ficar angustiado, ate que um dia ei li um texto que falava sobre pecados consciente e de sua consequência e então um desespero e um medo terrível tomou conta de mim então comecei a ter medo de ir a igreja e medo de ler a bíblia e ficava nervoso e assustado quando via alguém com uma bíblia qualquer coisa que me fizesse lembrar a igreja me deixava assustado e apavorado quando lia a bíblia sentia medo e temor .
Caro António,
A melhor – e única- recomendação é de procurar um psicólogo clínico e da saúde o mais rapidamente possível, porque deve ser feito um diagnóstico correcto à situação que descreve e deve ser começada a ser tratada de imediato.
Abraço
Eu me sinto da mesma forma antonio.
Tô de saco cheio da vida! Sou infeliz há 10 anos. Tenho mais de 20 anos e ainda estou no Ensino Médio. Minha relação com as pessoas é frustrante. Sempre quis a aprovação alheia e nunca tive. Sou um merda e minha vida é a mais merda possível. Obsessores atuam na minha mente me tirando a paz. Quando estou em um ambiente com pessoas provocam alterações físicas(Olhar, jeito de se movimentar e algumas vezes até o jeito de falar). Tudo com o objetivo de manter minha relação com as pessoas frustrante, manter os tempos ruins fazendo eu ter a sensação de que as coisas não mudam(e de brinde conseguem fazer eu ter essa sensação) e acima de tudo: Me fazer infeliz e insatisfeito. Uma vida com bloqueios e mais bloqueios(se eu for contar os tantos que surgiram nos últimos 10 anos fico até amanhã contando) em que eu estou desprovido de tudo de bom e só tenho tudo de ruim. Tenho a sensação de que eu fui alguém muito ruim em uma vida passada, que não pagou pelas coisas ruins que fez naquela vida e está pagando por tudo nessa vida. Eu estou esgotado! Graças a Deus vou conseguir terminar o Ensino Médio esse ano e se a vida não me der trégua, eu vou embora pois eu não aguento mais. E vivendo uma vida tão horrível e sem nenhuma auto estima, obviamente meu teste deu depressão severa.
É fundamental contar com uma intervenção em Psicologia Clínica para poder reverter esta situação de infelicidade e insatisfação.
Abraço
Boa tarde.
O meu resultado deu depressão severa, venho me sentindo assim a alguns anos, aproximadamente uns 10 anos.
Procureis ajuda médica, porém tive dificuldade de dar continuidade, a unidade que eu iria começar o tratamento fechou.
Anseio a cada respiraçã, a cada piscar de olhos por ajuda, não quero comover ninguém más é incontrolável ao escrever esse desabafo as lágrimas descem.
Estou desempregado e não tenho como custear um tratamento, hospital público, sabe como é?
Vocês teriam informações de alguma clínica quê possa me ajudar com um custo quê eu posso pagar?
Agradeço a atenção.
Infelizmente, não tenho contactos de clínicas sociais no Brasil, Júlio. Mas estou confiante de que, procurando, encontra!
Abraço
É muito importante voltar a marcar consulta com o seu psiquiatra e falar com ele ou ela sobre a forma como se está a sentir!
Envio-lhe um grande abraço
O meu deu depressão moderada ja tomo anti depressivo à três nesses mas não me sinto melhor o meu caso é que fiquei viúva à quatro meses
o meu deu depressão severa, mas eu já faço psicologa(tcc) e tiomo medicamento, há 7 meses mas ainda não estou bem
Talvez queira discutir estes resultados com a sua psicóloga e psiquiatra?
Abraço
o meu deu depressão severá, estou assim ja faz 3 anos, é tanto tempo sem esperança,felicidade momentanea, solidão e outras coisas que não sinto mais nada, acho que estou pior que morto,as vezes só queria não existe.
Caro Marcos,
A forma como se sente é um resultado directo da depressão. A depressão é uma doença e tem de ser tratada. Por favor, procure um psicólogo qualificado para poder dar início ao tratamento e deixar de se sentir desta forma.
Abraço
Depressão Severa. Eu já desconfiava disso. Sinto me assim há 8 anos. O meu avo morreu de cancro nos meus braços. Ajudei o meu pai a combater 2 cancros que o mataram. Ajudei a minha mãe a superar o cancro dela e posso dizer que ela esteve a um milímetro de morrer na operação. Cuidei do meu irmão que só tem oito anos e por ele tive de fazer o papel de mãe, pai e irmã. Ajudei a minha mãe a superar a operação á anca pois ela deixou de andar e quase morreu na operação. Ajudei a minha avo a superar o cancro. Neste momento estou a dar suporte a uma tia que também tem cancro, ajudo a minha mãe que esta muito debilitada e sou o suporte do meu irmão. Tenho 18 anos e estou na universidade e o mundo á minha volta esta a desmoronar e eu já na tenho forças para continuar a lutar.
Cara Ana,
A sua vida tem sido de provações duras e capazes de abanar a árvore mais sólida! Precisamente por isso precisa de ajuda. Por favor, dê início a uma intervenção psicoterapêutica o mais rapidamente possível.
Envio-lhe um abraço grande,
O meu deu depressão severa me sinto depressiva mais procuro agir com naturalidade pois tenho um filho e muitas dívidas. ..Mais minha vontade é de so dormir.
Cara Josiélia,
Por favor, por si e pelo seu filho, procure apoio psicológico junto das entidades próximas da sua área de residência!
Abraço,
o meu Deu depressao severa mas n importa pra quem eu diga q eu estou sempre falam q eh frescura
Cara Lariane,
Infelizmente, raramente percebe quem não passou por isso. Mas o importante – ainda que fosse agradável – não é que os amigos percebam, mas que inicie um tratamento o mais rapidamente possível.
Votos de rápida recuperação.
Abraço
O meu tbm deu depressão servera mais todo modo fala a mesma coisa q é frescura n da pra confiar mais na real eu já aceitei
Espero que esteja a ser acompanhado em Psicologia Clínica, caso contrário, com um resultado de depressão severa, as suas hipóteses de recuperação são muito menores.
Abraço,
O meu deu depressão severa
Mas não esperava menos, estou assim a 2 anos
Sofri um acidente, quebrei toda a minha perna, fiquei mais 120 dias no hospital, fiz várias cirurgias, e até hj não ando direito, ainda ando com muletas,
Vi minha vida virar de ponta cabeça, eu era ativa, trabalhava,
Hj em dia até para tomar banho preciso de ajuda,
Só fico no meu quarto isolada do mundo, das pessoas
O meu deu Depressao Results!! O que significa??
É grave?
Os resultados são meramente indicativos já que qualquer diagnóstico em saúde requer uma análise por um profissional especializado. No entanto, ter indicadores de depressão como resultado deste pequeno teste faz recomendar que marque uma consulta de avaliação.
Abraço
O meu deu depressão moderada. Há dois anos eu me sinto exatamente assim.
Recomendamos-lhe vivamente que não prolongue mais esta situação e procure acompanhamento psicoterapêutico especializado.
Abraço
O meu deu depressão severa, mas não tenho condição de ir no psicólogo.
Cara Daiane,
Há sempre uma possibilidade… num centro de saúde, num hospital público, junto de uma ONG, em consultas à distância…
Se tem indicadores de depressão severa, é fundamental que invista algum tempo a procurar alternativas que lhe possam ser viáveis.
Votos de recuperação rápida.
Abraço
Meu teste deu “indicadores de depressão”, isso significa que eu estou apresentando sintomas de depressão mais não tão severos?
Cara Lari,
Significa que apresenta apenas alguns critérios necessários ao diagnóstico clínico de uma depressão, mas não a totalidade para que esse diagnóstico possa ser feito. De uma forma geral, significa que vale a pena aprofundar o que se passa numa consulta individual com um profissional de saúde mental.
Abraço
O meu teste deu depressão moderada. Mas estou assim desde que fiz histerectomia total a seis meses. Minha médica receitou o anti depressivo Bup ha pouco mais de um mês mas não tive coragem de comprar. Ainda tenho esperanças de não ser depressão e ser apenas um efeito colateral da reposição hormonal com Tibolona que estou fazendo.
Cara Cláudia,
A interligação entre sistema endócrino (hormonal), e emoções e comportamentos é extraordinariamente complexa e ainda bastante desconhecida da ciência. Mas há forte interligação e uma histerectomia total fez precipitar todo um contexto hormonal em si que pode ser largamente responsável por um tumulto emocional. O problema é que o conhecimento desse facto não o torna mais fácil de ser gerido nem o faz induzir menos sofrimento. Ou seja, estando emocionalmente afectada, seja qual for a origem da forma como se sente, é importante contar com ferramentas de regulação dessas emoções, pelo que recomendo que procure psicoterapia.
Votos de recuperação rápida de bem-estar.
Abraço
Muito obrigada Madalena pela resposta tao rápida.
Um grande abraço,
Cláudia
Já faz um bom tempo que me sinto assim… tem semanas que meu mundo passa ser meus pensamentos, às vezes fico com vontade de procurar ajudar, mas tenho medo, o pior que ninguém percebe e não tenho coragem de chegar pra ninguém e falar nada… Essa semana minha mãe me viu deitada com tantas coisas para eu resolver e disse: “Você está cada vez pior.” Isso me fez refletir muito. Ela tem razão mesmo não sabendo o que se passa, estou cada dia pior.
Tem dias que parece que estou me afogando em um mar de tantas coisas. Não dar vontade de fazer nada.
No começo eu chorava todos os dias, agora nem isso. É como se fosse um vazio dentro de mim que todos os dias cresce e vai tomando conta.
Todos os dias peço para Deus tirar isso de mim.
Pelo menos posso desabafar aqui nos comentários.
Cara Alice,
Parece estar, realmente, a passar um mau bocado. Infelizmente, é pouco provável que um desabafo ou esperar para ver se aquilo que sente agora desaparece sózinho, seja o melhor a fazer nesta situação. A nossa recomendação é de que procure rapidamente um profissional de saúde que possa diagnosticar exactamente o problema e começar a tratá-lo.
Votos de rápida recuperação!
Abraço
Alice, ler esse comentário me pareceu como se estivesse lendo algo escrito por mim. Me sinto exatamente assim… Fiz o teste e deu depressão moderada, só que não consigo/tenho medo de contar pra alguém, e ninguém percebe…
Cara Lari,
Uma coisa é certa: se não falar, ninguém vai entender. Por isso, tem uma situação em só pode ganhar: experimente começar a partilhar o que sente. É extraordinário, mas falarmos sobre o que nos angustia, sobretudo se for com pessoas que estimamos ou em quem confiamos, é uma melhoria quase imediata do peso!
Abraço
Meu teste deu depressão severa, o que pra mim não foi novidade…. existe aqui em São Paulo algum lugar que disponibiliza consulta gratuita com psicologo?
Infelizmente, não sabemos, porque não temos representação em S. Paulo, mas estamos certos de que procurando, encontra!
Votos de recuperação rápida.
Abraço
Você pode procurar um CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial). Lá tem uma equipe multiprofissional que pode lhe ajudar a lidar com isso.
Acho que estou com início de depressão, mas não sei/consigo contar aos meus parentes e eles também não percebem…Medo deles falarem que é besteira minha, mesmo com minha mãe sendo a pessoa que mais pode me compreender
Cara Luísa,
Se bem que ainda valha a pena proteger-se no caso de pessoas mais afastadas da sua intimidade em relação a um possível diagnóstico de depressão ou outro problema na área da Psicologia, pela incompreensão e desinformação que existe a propósito destes temas, é importante poder contar com a sua família próxima e os seus amigos chegados. E, acima de tudo, é fundamental recorrer a um profissional de saúde mental que possa dar início a um plano de tratamento!
Fique bem
Abraço
Já esperava este resultado, pois já tive vários internamentos, fiz muitas terapias, tomo muita medicação, mas tenho sempre dificuldade em pensar que não vou conseguir sozinha e como sempre até as mais simples tarefas deixo de conseguir fazer!
Cara Paula,
Não há qualquer sentido em pensar que os temas de saúde são supostos serem tratados sozinhos. São os profissionais de saúde e as terapêuticas validadas cientificamente que tratam os problemas que, infelizmente, surgem. Por isso, recomendamos vivamente que recorra a um profissional de saúde mental, nomeadamente um psicólogo, para que possa avaliar o que se passa, porque é que não houve resultados no passado e que estabeleça um plano de intervenção que a leve a recuperar rapidamente.
Fique bem! Abraço
Gostei do teste e do site . Já faço terapia a algum tempo e tbm tomo medicação adequadas; mas sei que não se muda dia para a noite mas creio na cura. Um dia de cada vez.
Um dia de cada vez, Gil. É isso mesmo! Fique bem! Abraço
Dos testes que eu faço, a maioria indica depressão severa.
Cara Celine,
Tem de marcar consulta de Psicologia Clínica para que se faça uma análise personalizada e possa ser estruturado um plano de intervenção para lhe devolver a saúde!
Abraço
O meu resultado deu Depressão severa….sei que não ando bem mas nunca pensei sair um resultado destes.
Não tenho condição financeira para procurar ajuda, não sei o que fazer.
Caro Alexandre,
Antes de mais nada, é fundamental, uma avaliação personalizada por um psicólogo clínico. A partir daí será possível estudarmos o que pode ser feito.
Abraço,
O meu teste deu depressão moderada, mas eu venho tendo estas depressões há 20 anos e já estive muito mal de cama e mesmo muito mal.
Cara Catarina,
As depressões têm mesmo de ser tratadas por psicólogos clínicos. Para recuperar o bem-estar e prevenir episódios futuros, sugiro vivamente que marque consulta.
Votos de rápida recuperação.
Abraço,
o meu deu depressão severa… bom, sinto que devo fazer algo a respeito, eu acho.
Caro James,
Ainda que nenhum teste sirva como instrumento de diagnóstico, um resultado de depressão severa é um sinal de alerta significativo, por isso, por favor, marque consulta com um psicólogo – por exemplo, na Oficina de Psicologia – para poder ter uma avaliação profissional e discutir um plano de intervenção imediato.
Abraço